O músico de formação popular Nelson da Rabeca foi homenageado na Assembleia Legislativa, na sessão da terça-feira (14), com a aprovação do Projeto de Lei 733/2024. Proposto pelo deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), o PL reconhece o acervo artesanal/musical de Nelson como Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Alagoas.
Nelson da Rabeca foi um músico virtuoso, sem formação acadêmica, que ao se aposentar da atividade como cortador de cana, encantou-se com a rabeca. Inicialmente, queria fazer um violino, pois achava o som e sua aparência bonita. Com base em madeira colhida na mata, chegou ao instrumento de forma totalmente artesanal.
Ao lado da esposa durante quase três décadas, apresentou-se dentro e fora do Estado. Nelson morava em Marechal Deodoro e tinha como referência para a venda de suas rabecas os turistas e alagoanos frequentadores da Praia do Francês.
Ayres também foi autor do PL 755/2024, que tornou em Patrimônio Cultural Imaterial o Espetáculo Paixão de Cristo, no município de São Miguel dos Campos.
As duas matérias foram aprovadas em 2° turno e seguem para a sanção do governador Paulo Dantas (MDB), após publicação no Diário Oficial.