Eduardo Leite, governador do RS, discursou em evento de filiação do PSD durante evento realizado em São Paulo — Foto: Julia Zaremba/GloboNews
Após 24 anos no PSDB, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se filiou nesta sexta-feira (9) ao PSD.
O evento de filiação foi realizado na sede do PSD, no centro de São Paulo. Além de Leite, participaram o presidente do PSD, Gilberto Kassab, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, parlamentares e outros integrantes do partido e aliados.
“Eu tive mais tempo de vida no PSDB do que fora do partido. Eu estive 24 anos em um partido político e procurei um caminho por onde eu possa me enxergar por uma longa jornada, por muitos e muitos anos. Então, quando foi falado aqui que 'para o PSD você vem e não se preocupe em procurar outro caminho depois porque aqui será bem acolhido', eu venho com esse sentimento."
De acordo com Kassab, Leite chega ao partido como um pré-candidato à presidência da República.
No evento, teceu elogios ao novo correligionário e o classificou como "qualificado e preparado". Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do governo Tarcísio e também integrante do partido, disse que Leite é um símbolo de renovação.
Leite é mais um governador que se filia à sigla. Em fevereiro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fez o mesmo movimento.
O PSDB, em nota, lamentou a saída de Leite da sigla.
"Lamentamos que essa decisão ocorra exatamente no momento em que o PSDB está se reconstruindo e se fortalecendo para voltar a liderar um projeto nacional de centro, longe dos extremos. A fusão com o Podemos, caminho que estamos construindo para fortalecer o PSDB, contou inclusive com o voto do próprio governador Eduardo Leite."
Leite tem sinalizado que deseja concorrer à presidência, se apresentando como um "terceiro polo" na disputa de 2026.