Alexandre de Moraes vota a favor da descriminalização da maconha para uso pessoal

Por: Portal Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 02/08/2023

Ministro Alexandre de Moraes | Foto: Flickr/@tsejusbr

Nesta quarta-feira (2), durante uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização das drogas para consumo pessoal, o Ministro Alexandre de Moraes votou pela liberação apenas da maconha para uso próprio e falou que deve haver uma quantidade mínima, de 25 a 60 gramas, para diferenciar um usuário de um traficante.

Com Moraes, a votação já possui quatro votos a favor da descriminalização e nenhum para a condenação. Sete ministros ainda precisam votar.

Durante a justificativa do seu voto, Alexandre de Moraes apontou que o Brasil deixou de ser um corredor do tráfico, por onde passa a droga, para ser um dos maiores consumidores de entorpecentes, sendo o maior consumidor de maconha do mundo.

Sobre o julgamento

Os ministros estão julgando a constitucionalidade da Lei de Drogas, que considera crime adquirir, guardar e transportar drogas para consumo pessoal. A venda de entorpecentes seguirá sendo ilegal e não estará em pauta.

Atualmente, o porte de drogas é crime, mas não é punido com a prisão, sendo normalmente aplicado penas de advertência, prestação de serviços à comunidade e medidas educativas. Os processos desses casos correm em juizados especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link