Adeal inicia campanha de combate a febre aftosa.

Por:
 / Publicado em 02/05/2019

Foto: Diário de Araxá

Teve inicio nesta quarta-feira (01) A primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa, em Alagoas, tendo como objetivo, manter a sanidade animal. Criadores devem vacinar e declarar os bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias ainda nesta etapa, que segue até o dia 31 de maio. A expectativa da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) é que 100% do rebanho seja vacinado.

Para estimular os criadores de todo o Estado, o corpo técnico da Adeal promove, neste dia 2 de maio, a vacinação assistida de um rebanho de bovinos contra a febre aftosa, que é uma maneira prática de iniciar a vacinação.

A ação está sendo acompanhada pela diretoria do órgão estadual e vai acontecer na Fazenda Mão Direita, localizada na zona rural de União dos Palmares.

Este ano, a vacina contra a febre aftosa terá a dose reduzida de 5ml para 2ml, que ajudará a diminuir edemas e lesões no local da aplicação. Depois da vacina, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto a Adeal, nos escritórios da Agência distribuídos pelo Estado. O criador que deixar de vacinar e declarar estará sujeito ao pagamento de multas e impedido de circular com os animais.

O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários, devidamente cadastrada na Adeal. O objetivo é aumentar abrangência da zona Livre de Febre Aftosa no Estado e em todo País, sem vacinação. A meta é que a partir do ano 2020 não precise mais vacinar e este é um compromisso com o produtor, que busca a valorização da carne, juntos aos mercados mais exigentes.

A Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram