A pedido de Joelma Toledo, Câmara realiza sessão solene em alusão ao dia da Síndrome de Down

Vereadora Joelma Toledo e o Jovem Fernando Barros (Foto:Assessoria/Câmara)

Por: Cayo César

Por meio da solicitação da Vereadora e Vice-presidente da Casa, Joelma Toledo (MDB), a Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios realizou na manhã desta quarta-feira, 21, uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia de hoje. Foram convidados para a sessão  representantes de entidades de assistência e a população que possuem em seu grupo familiar pessoas com a Síndrome.

“O Dia Internacional da Síndrome de Down é uma data instituída para dar visibilidade ao tema, e acredito que os agentes públicos devam contribuir. A inclusão é algo que está fortemente presente no nosso mandato e queremos trabalhar para implantar políticas públicas que possam oferecer isso através da educação, do emprego, da saúde e do lazer. Tenho certeza de que quanto mais informações a sociedade obtiver, mais respeitoso e inclusivo será o trato com a pessoa com a Síndrome”, afirmou Joelma Toledo.

Segundo informações do site “Movimento Down” o dia 21 de março foi escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, através do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

A sessão contou com a presença do jovem palmeirense, Fernando Barros um dos garotos modelos do Projeto “Amor 21″. Em sua fala emocionada Fernando afirmou que antigamente pessoas portadoras da síndrome eram consideradas incapazes de ter algum aprendizado. ” Graças à Deus e meus pais que com  muito amor, paciência, dedicação e principalmente educação, foram contrários a esse pensamento da não aprendizagem.”, afirmou Fernando.

Bastante emocionado, o vereador Pedrinho Gaia retratou aos presentes sobre a convivência com pessoas com Síndrome de Down. “Eu sinto na pele as dificuldades enfrentadas por nós familiares para darmos a essas pessoas o melhor de nós. Elas não são apenas especiais, elas são essenciais na nossa vida, dignas de todo nosso respeito e amor”, enfatizou.

Confira as imagens.


Deixe uma resposta