Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realiza nesta terça-feira (4) uma simulação da votação com as urnas eletrônicas. A ação começou às 8h e vai até o meio-dia.

Elas estão espalhadas em todas as zonas eleitorais do estado e do país, e o objetivo, além de treinar os eleitores, é simular diversas situações que podem acontecer durante a votação do dia 7 de outubro.

As urnas para os eleitores que votam na 2ª Zona foram montadas no Fórum Eleitoral do bairro da Gruta, em Maceió. Os candidatos registrados nelas são fictícios.

“Temos aqui três urnas, que vão simular situações distintas. Uma delas funcionando corretamente, outra que deu problema e é preciso trocar por uma nova; e a terceira, que vai precisar ser trocada pelo voto manual”, explica Teddie Will, chefe de cartório da 2ª Zona.

As zonas eleitorais do estado estão realizando esse mesmo procedimento tanto em seus cartórios quanto nos locais de votação. Em algumas delas, a simulação envolve somente o uso do voto de papel.

Por volta das 9h no Fórum. A procura por parte dos eleitores, para participar da simulação, ainda era muito baixa. Ainda assim, os servidores da 2ª Zona já haviam iniciado os testes.

“A urna está programada para agir como no dia 7 de outubro. Ao meio-dia, ela vai encerrar a votação, como no dia real. É muito importante que as pessoas venham para ver como é, para treinar e evitar problemas quando estiverem na cabine eleitoral”, explica Will.

O chefe do cartório da 2ª Zona ressalta ainda que os eleitores devem ficar atentos à mudança na sequência de votação.

“Agora, o primeiro voto é para Deputado Federal, com 4 números. Depois, vem Deputado Estadual, com 5 números; Senador 1 e Senador 2, com 3 números cada; e em seguida, governador e presidente, com 2 números. Antigamente, o primeiro voto era para Deputado Estadual, e isso pode confundir as pessoas”, conclui Will.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *