Empresário Gileninho Sampaio. (Foto: Todo Segundo)

Agradecimentos ao portal Todo Segundo

Fundada em 1964 na cidade de Palmeira dos Índios, por Gileno Sampaio (in memorian), a Rádio Sampaio AM, 870 khz, deu um dos passos mais importantes da história da emissora: inaugurou nesta terça-feira (21), a nova estação de Frequência Modulada (FM) 94,5 MHz.

Com a migração da AM para FM, o grupo Sampaio, sob a administração do empresário Gileno Sampaio Filho, terá, então, duas rádios com a freqüência FM, contudo os investimentos maiores estão sendo na nova frequência 94,5 Mhz. A 92,5 passará a se chamar de Viva FM.

Questionado pela reportagem do Portal Todo Segundo, o empresário Gileno Sampaio Filho falou da nova fase que vive a emissora. “É um momento muito importante para família Sampaio, além de tudo, uma honra poder renovar esse empreendimento, que se deu com o meu pai, Gileno Sampaio, para servir Palmeira dos Índios e dá continuidade a esse trabalho dele”, destacou.

Durante o programa jornalístico “Nosso Encontro” desta terça-feira, apresentado pelo âncora, Edvaldo Silva, vários profissionais da comunicação, ex-funcionários, empresários e autoridades da política local como o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, também radialista, aproveitaram o espaço e deram ás boas vindas, a mais nova emissora de rádio FM de Palmeira dos Índios.

Migração

A migração de faixa é uma antiga reivindicação dos radiodifusores e foi autorizada por um decreto presidencial em 2013. As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento devido a interferência na transmissão de sua programação.

Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets. Essa migração significa mais alcance e qualidade. Visto que a potência da AM era de 5kW e a da FM passa a ser 15. Isso significa que todo o estado de Alagoas vai poder acompanhar a programação da rádio.

Pioneirismo

A história da Rádio Sampaio AM de Palmeira dos Índios – Alagoas, começou do sonho de um jovem visionário chamado Gileno Costa Sampaio que através de um pedido ao seu pai Juca Sampaio adquiriu a rádio Cacique de propriedade à época do Sr. Amarílio Fernandes. A partir desse dia com a ajuda dos irmãos Geraldo Sampaio e José Sampaio, Gileno Sampaio deu início ao processo de documentação no ministério de Comunicação, via DENTEL, no Rio de Janeiro. Assim, no dia 31 de dezembro de 1964, era inaugurada a Rádio Educadora Sampaio de Palmeira dos Índios, na freqüência 870 khz.

A Rádio Sampaio AM é tida como escola na formação de operadores, locutores e redatores, nomes como: Antônio Manoel, Arivaldo Maia, Antônio Oliveira, Dr. Sebastião Lessa, Dr. Ivan Barros e de tantos outros que trabalham no mercado radiofônico em Alagoas e em outros Estados do Brasil, alguns destes seguiram outras profissões, mas todos começaram sua vida profissional na Sampaio, princesinha do agreste como era conhecida.

Nos anos 80 o empresário Gileno Sampaio decidiu investir em uma rádio FM, iniciando o processo de pedido de concessão para a segunda emissora de rádio em Palmeira dos Índios, fato que se tornou realidade no dia 12 de outubro de 1988, com a sintonia 92,5 FM.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *