Projeto de Joelma Toledo cria Semana de Mobilização contra Obesidade Infantil

Vereadora Joelma Toledo (PMDB) (Foto: Assessoria/Câmara)

 

Por Cayo César

O Projeto de Lei 022/2018, da vereadora Joelma Toledo (MDB), institui a Semana de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde. Seu objetivo é conscientizar a população de Palmeira dos Índios, através de procedimentos informativos, educativos e organizativos sobre os males provocados pela obesidade infantil, suas causas, consequências e formas de evitá-la ou tratá-la.

A Semana de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil contará com palestras de nutricionistas, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, nas escolas, postos de saúde e outros locais públicos. Além disso, atividades com professores de educação física como gincanas, corridas serão realizadas para desenvolver uma vida mais saudável nas crianças e adolescentes.

Segundo Joelma Toledo, a obesidade já causa há muito tempo preocupação da sociedade como um todo, apesar de, somente em tempos recentes, sabermos com precisão os malefícios que tal situação pode causar. “A obesidade pode causar inúmeras complicações médicas, destacando-se as referentes à hipertensão arterial, diabetes, câncer de mana e câncer de esôfago e estômago, morte súbita, e outras doenças, além do que é causadora de problemas emocionais e psicológicos”, enumera.

A parlamentar explica que, conforme pesquisas médicas realizadas, a diminuição do peso acarreta a redução de riscos de doenças, sendo certo que em relação à obesidade infantil, o número de crianças obesas em nosso país vêm crescendo nos últimos anos, sendo que, se não for tratado, poderá causar danos irreparáveis à criança em seu crescimento, relativos à sua saúde física e emocional.

 

O projeto da vereadora tramita na casa de leis, mas pelo que indica seus pares, ele será aprovado.


Deixe uma resposta