Foto: reprodução/Instagram

Os medicamentos devem ter reajuste de 4,5% neste ano, estimativa do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), que representa a indústria farmacêutica.

O aumento costuma ser publicado no último dia útil de março, mas em virtude do feriado da Semana Santa existe a possibilidade de o anúncio ser feito na segunda-feira (1). O aumento entra em vigor em abril, após a oficialização do ajuste pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).

O aumento é anual e leva em consideração um cálculo que considera a inflação no período medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 4,5% em fevereiro no acumulado dos últimos 12 meses.

Os outros índices usados na conta da indústria farmacêutica, como produtividade do setor, custos de produção não captados pelo IPCA e promoção de concorrência, foram estabelecidos como zero pela Cmed, em resolução anunciada em fevereiro.

Em 2024, não haverá distinção de aumento em três faixas como já ocorreu em anos anteriores, indicando medicamentos por meio da competitividade do mercado, se mais competitivo, moderadamente concentrado ou muito competitivo.

Embora seja autorizado a ser praticado a partir de 1º de abril, o reajuste não é imediato, já que depende de cada farmácia e da própria indústria farmacêutica.

Em termos numéricos, o aumento é o menor desde que teve início a pandemia de Covid-19, em março de 2020. Naquele ano, o reajuste foi de 4,08%, mas ainda não havia sido impactado pela pandemia.

Depois disso, foram dois anos seguidos de alta, chegando a atingir 10,89% em 2022, maior patamar desde 2016. No ano passado, o reajuste foi menor e caiu para 5,6%.

Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens mostram grandes chamas no topo do edifício Botanik, da construtora Carrilho, que informou que não houve vítimas (veja vídeo acima).

O imóvel fica localizado na esquina entre as ruas Padre Anchieta e Rua Real da Torre, no número 1130. Em um dos vídeos, gravado por uma moradora de um edifício vizinho, é possível ver destroços caindo do topo do prédio em direção a rua e aos imóveis ao redor.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 20h05 desta quinta-feira (28). Também disse que enviou, inicialmente, quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio, uma plataforma e uma de comando operacional.

Incêndio atinge prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife — Foto: Eduardo Fialho

Ao menos sete andares da construção foram atingidos pelo fogo. O Corpo de Bombeiros encontrou dificuldades para apagar as chamas, que se concentraram no topo do prédio, que tem mais de 20 andares.

Sobre o fornecimento de energia elétrica nas proximidades do local do incêndio, a Neoenergia Pernambuco informou, em nota, que a rede elétrica nas imediações do prédio em construção foi desligada preventivamente "por questão de segurança". Equipes da distribuidora foram até o local para auxiliar os trabalhos do Corpo de Bombeiros. A energia elétrica na área será imediatamente restabelecida "assim que houver condições seguras para a população".

Por volta das 21h30, começou a chover na capital pernambucana, e a água da chuva ajudou a diminuir a intensidade das chamas no prédio. Um caminhão da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi até o local do incêndio e levou água para ajudar os bombeiros a apagar o fogo no edifício. Por volta das 23h30, os militares faziam o rescaldo após controlar as chamas.

CSE e Confiança em amistoso disputado em Alagoas — Foto: Mikael Machado/ADC

Em amistoso realizado nesta quinta-feira (28), o CSE venceu o Confiança por 1 a 0, no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. O gol tricolor foi marcado pelo zagueiro Caio Capixaba na primeira etapa, de cabeça, após uma cobrança de falta do meia Luiz Fernando.

O time comandado por Carlos Eduardo Parreira vai sequenciar sua preparação para  a Seletiva da Copa do Brasil 2025 contra CSA ou Penedense. Em seguida, terá a disputa do Campeonato Brasileiro da série D.

O comandante do CSE aproveitou  para observar todos os jogadores à disposição: Pedro Campanelli ( Edmar Sucuri), Talles (Pinheirinho),  Caio Capixaba (Murilo), Diego Silva (Zezão) e Gilmar (Jeferson); Claudevan (Felipe), Trindade (Talisca), Luiz Fernando (Tenner) e Edinho (Geovânio); Érico Jr (Índio) e Ibson Melo (Tito).

O Confiança iniciou com: Pedro Paulo, Júnior, Raphael, Adalberto e Eduardo; Fábio e Betinho; Lucas, Riquelmo, Léo e Ricardo Bueno. Técnico Gerson Gusmão

Bolsonaro e Moraes se cumprimentam em cerimônia no TST - Foto: Gabriela Biló/Folhapress

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana a devolução do passaporte do ex-presidente, apreendido em fevereiro durante operação da Polícia Federal.

Na solicitação encaminhada ao Supremo, a defesa do ex-presidente defende a autorização para que Bolsonaro viaje a Israel, entre os dias 12 e 18 de maio.

Segundo os advogados, Jair Bolsonaro recebeu, recentemente, o convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para visitar o país, mas ainda aguarda autorização do Supremo.

O pedido é o segundo enviado pelos advogados de Bolsonaro ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

O passaporte de Bolsonaro foi apreendido em fevereiro, a pedido da Polícia Federal na Operação "Tempus Veritatis", que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes também proibiu o ex-presidente de manter contato com outros investigados.

Wesley Rodrigues dos Santos | Foto: redes sociais

Um grave acidente foi registrado nesta quinta-feira (28) na AL-485, no sítio Serra, zona rural do município de Feira Grande, no Agreste do estado. A colisão, envolvendo carro e moto Honda Pop vermelha, ocasionou a morte do motociclista identificado por Wesley Rodrigues dos Santos.

De acordo com as informações, o motociclista seguia sentido Arapiraca e teria tentando ultrapassar um caminhão, quando colidiu frontalmente com um veículo Fiat Strada, que vinha em sentido contrário.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o motociclista morreu antes de receber atendimento. Foram acionados o Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca.

Wesley trabalhava como padeiro e deixou uma mulher e duas filhas.

Imagem: reprodução/redes sociais

Foto: Renato Pizzutto/Band

Um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisa revelou que, se as próximas eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo inelegível, teria 37,1% das intenções de voto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, teria 35,3%. Outros políticos como Ciro Gomes, Simone Tebet e Eduardo Leite teriam 7,5%, 6,1% e 1,8%, respectivamente.

Ainda segundo a pesquisa, em um cenário onde a ex-primeira-dama substituísse o marido, ela teria 30,9% das intenções de voto, contra 36% de Lula. Ciro, Tebet e Leite teriam 8,7%, 6,9% e 2,2%, respectivamente. Caso a disputa fosse apenas entre Lula e Michelle, o resultado seria de 44,5% para o atual presidente e 43,4% para a esposa de Bolsonaro.

O Paraná Pesquisas ainda registrou um cenário onde o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) entraria no lugar de Bolsonaro. Nesta simulação, ele teria 23,3%, enquanto Lula estaria com 36,2% das intenções de voto. Ciro, Tebet e Leite ficariam com 11%, 8,2% e 2,2%, respectivamente.

Como a pesquisa foi feita?

O instituto Paraná Pesquisa realizou o levantamento entre os dias 18 e 22 deste mês, em 26 estados e no Distrito Federal. Ao todo, foram 2.024 eleitores ouvidos em 162 municípios.

O grau de confiança é de 95%, segundo o próprio instituto, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pela Executiva Nacional do Partido Liberal (PL).

Foto: Jamile Ferraris/ MJSP

Nesta quinta-feira (28), as buscas pelos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) chegaram ao seu 44° dia. O prazo do emprego da Força Nacional na ação termina amanhã (29) e não será renovado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), segundo o qual a operação de busca entrará em uma fase com foco em ações de inteligência.

Com a saída da Força Nacional, será a Polícia Federal (PF) quem conduzirá a operação. As ações de inteligência acontecerão no âmbito da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), da qual fazem parte as polícias Federal, Civil, Rodoviária Federal, Militar e Penal.

Segundo o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, forças locais também continuarão participando da operação.

A Força Nacional Penal também continuará em Mossoró, tanto para reforçar a segurança na penitenciária quanto para prestar apoio aos efetivos locais.

CSA e Penedense iniciam, no próximo domingo (31), a decisão da Copa Alagoas 2024. O primeiro confronto está marcado para às 17h, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O Portal Rádio Sampaio, faz um resumo de como estão as equipes para esse primeiro jogo decisivo.

CSA

Cristian de Souza, técnico do CSA — Foto: Morgana Oliveira/ASCOM CSA

Com pouco tempo de preparação, o time comandado por Cristian de Souza já treinou nesta quinta-feira (28) no Complexo Gustavo Paiva na parte alta de Maceió.  O atacante Alisson Farias, que lesionou a panturrilha direita, segue fazendo tratamento. O jogador- que não atuou contra o Murici- também deve ficar fora neste final de semana.

Time base do CSA: Fernando Castro; Lucas Marques, Almir Luan, Eduardo Biazus e Erick; Wellington Carvalho, Marlon, Juninho Valoura e Gustavo Xuxa; Marquinhos e Tiago Marques (Marcinho).

Penedense

Jaelson Marcelino - Foto: SC Penedense

No Penedense, o técnico Jaelson Marcelino não terá o atacante Neto.  O jogador vai desfalcar o alvirrubro porque foi expulso no jogo de volta da semifinal, contra o Coruripe. Para a vaga, Victor Alagoano e PH são as principais opções.

A base do Penedense: Diogo; Tchow, Kawã, Ramos e Pedrinho; Léo, Buga, Marcos Antônio e Darlisson; Bruno Tesouro e Victor Alagoano (PH).

 

Imagem: ilustração | Foto: Ascom Samu

Na tarde desta quinta-feira (28), ocorreu uma tentativa de homicídio no bairro Paraíso, em Palmeira dos Índios. Informações iniciais dão conta de que um homem, identificado como Ewerton, foi atingido por um tiro na região da boca. As motivações do ocorrido, suas circunstâncias e o autor dos disparos ainda são desconhecidos.

A vítima foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas posteriormente foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

A Federação Alagoana De Futebol (FAF), por meio da Diretoria de Arbitragem, divulgou na tarde desta quinta-feira (28), a arbitragem escalada para os jogos de ida das finais do Campeonato Alagoano e da Copa Alagoas.

ASA x CRB 

Wagner do Nascimento Magalhães, apita ASA x CRB- Foto: César Greco

Para a primeira partida da decisão do Alagoano, que será disputada neste sábado (30), entre ASA X CRB, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o árbitro será Wagner do Nascimento Magalhães (árbitro central – Master-RJ). Seus assistentes serão  Nailton Junior de Sousa Oliveira (assistente FIFA-CE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (assistente – Master-RO). Sávio Pereira Sampaio – (Master-DF) será o 4º árbitro.

Para a arbitragem de vídeo foram escalados: Carlos Eduardo Nunes Braga (CBF-RJ), Vitor Carmona Metestaine (CBF-SP) e José Henrique de Carvalho (CBF-SP).

Copa Alagoas

Árbitro Jonata de Souza Gouveia apita CSA x Penedense — Foto: Divulgação/Ascom FAF

Para a decisão da Copa Alagoas, que terá seu primeiro jogo no domingo (31), entre CSA X Penedense, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, a arbitragem será comandada por Jonata de Sousa Gouveia (árbitro central-CBF).

Seus assistentes serão Pedro Jorge Santos Araújo (assistente-CBF) e Esdras Mariano de Lima (assistente CBF). Massau Claudino do Nascimento (4º árbitro-FAF).

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram