Ministério da Saúde anuncia o envio de 10 novas viaturas do SAMU para Alagoas

| Redação Rádio Sampaio


Ambulâncias devem atuar em Maceió e em Bases Descentralizadas do interior

O Ministério da Saúde (MS) anunciou o envio de 10 ambulâncias novas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas. Ao todo, 340 ambulâncias devem ser enviadas para 19 estados brasileiros, mas apenas as viaturas com cinco anos de circulação devem ser trocadas.

De acordo com Cristina Calado, gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dos 10 veículos que serão enviados pelo Ministério da Saúde, dois atuarão em Maceió e os oito restantes serão distribuídos nos municípios do interior que contém Bases Descentralizadas para a renovação de frota.

Ainda segundo Cristina Calado, a entrega dos veículos será feita em Tatuí (SP), no próximo dia 31. “O Estado de Alagoas enviará condutores para buscar essas ambulâncias. A previsão é que elas cheguem à Maceió no dia 4 de fevereiro. No entanto, elas só começarão a funcionar quando forem emplacadas”, explicou.

Para a gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Sesau, o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde só vem a somar e ajudar a população que precisa do Samu. “Com estas novas ambulâncias, vamos ampliar ainda mais o acesso da população alagoana aos serviços de urgência e emergência na rede pública, garantindo um atendimento rápido, universal e adequado aos pacientes, o que vai ajudar a reduzir mortes e sequelas, além de diminuir o tempo de espera”, destacou.

SAMU

O propósito do SAMU 192, que funciona 24 horas por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados às unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são encaminhados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências, quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do Samu, o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: