Mais de 2 milhões de alagoanos vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores

| radio sampaio


Depois de 45 dias intensos de campanha política, os alagoanos irão às urnas eleger os novos gestores municipais até 2020. São 2.146.520 milhões de eleitores que irão escolher entre os 313 candidatos a prefeitos e 6.635 para vereadores.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), a maioria do eleitorado alagoano tem entre 30 a 44 anos. A votação começa a partir das 8h e é necessário que levar um documento oficial com foto e o título de eleitor.

Em Maceió são 579.962 eleitores para escolherem entre oito candidatos a prefeito e 233 candidatos a vereadores. Durante a votação o eleitor deve estar atento a algumas recomendações da Justiça Eleitoral sobre o que pode e o que não podem. Confira:

Equipamentos eletrônicos na cabina de votação: não pode

O eleitor não pode, na cabina de votação, portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Antes de se dirigir ao local onde está a urna eletrônica, o eleitor deve deixar qualquer um desses aparelhos na mesa receptora de votos.

Para auxiliar no momento do voto, os eleitores analfabetos podem utilizar instrumentos que o auxiliem, como as famosas “colinhas”. Seu uso deve ser submetido ao presidente da mesa receptora de votos e a Justiça Eleitoral não é obrigada a fornecê-las.

Eleitor com deficiência pode ser auxiliado para votar

O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, ao votar, poderá ser auxiliado por pessoas de sua confiança, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral. Verificando ser imprescindível que este eleitor seja auxiliado no momento de votar, o presidente da mesa autorizará o ingresso da segunda pessoa com o eleitor, na cabina de votação, podendo o mesmo até digitar os números na urna.  A pessoa que auxiliará o eleitor com deficiência não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partidos políticos ou coligações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: