HGE e Samu estão prontos para atuar nas prévias carnavalescas de Maceió

| Redação Rádio Sampaio


Os dois serviços são referências no atendimento pré-hospitalar e de emergência.

O Hospital Geral do Estado (HGE) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão prontos para atender os foliões durante as prévias carnavalescas de Maceió. Durante os três dias de folia, de 17 a 19 deste mês, haverá reforço nas escalas de plantão dos servidores e reabastecimento de insumos, correlatos e medicamentos para atender à demanda de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O reforço nas ações irá ocorrer com base nos dados de atendimentos registrados nas prévias carnavalescas de 2016. Isso porque, no mesmo período do ano passado, o maior hospital público de Alagoas registrou 1.336 novos atendimentos. Os clínicos foram os mais procurados, 856 usuários, atendidos na área azul e pediatria.

Os acidentes casuais, a exemplo de quedas na rua, foram 295. A violência no trânsito vitimou 110 pessoas. As agressões por arma de fogo, branca e corporais somaram 39 notificações. Os demais números são de acidentes de trabalho (27), queimaduras (7) e suicídios (2).

Entretanto, mesmo prevendo o aumento da demanda, a necessidade de eficiência e agilidade nos atendimentos, a Gerência do HGE enfatiza que o hospital é referência para os casos mais graves de urgência e emergência. As outras ocorrências devem ser encaminhadas para os ambulatórios e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Pequenos ferimentos, viroses, diarreias, cólicas menstruais e dores de cabeça podem ser avaliados nos Ambulatórios 24 Horas e UPAs. Os casos de acidentes de trânsito, agressões por arma de fogo ou branca e demais ocorrências de média e alta complexidades devem ser levados ao HGE”, explicou a coordenadora médica da unidade, Janaína Gouveia.

Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará com uma Unidade de Suporte Básico de prontidão durante as prévias carnavalescas, que acontecerão no bairro Jaraguá e na orla marítima de Maceió.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: