Hemoal faz campanha para reforçar estoque de sangue para o período junino

Reforço nos estoque de bolsas de sangue vai atender demanda de transfusões durante o período de junho — Foto: Carla Cleto/ Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas realiza a partir desta segunda-feira (10) a Campanha Junina de Doação de Sangue. A ação pretende reforçar o estoque de sangue nas unidades Maceió e Arapiraca para atender a demanda do período junino.

Para incentivar os doadores, o Hemoal, que espera uma média de 100 doações de sangue por dia, está oferecendo camisetas temáticas.

Os interessados em participar da campanha devem procurar uma das unidades de saúde que fazem o procedimento de coleta, como: o Hemoal Maceió Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 17h. Ou, o Hemoal Maceió Farol, localizado no Hospital Veredas, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h.

Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Critérios para doação

Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original, é imprescindível.

Fonte: G1 Alagoas


Deixe uma resposta