Foto: Beto Chagas/Agência O Globo

O real se desvalorizou 4,5% no mês de abril — mais do que qualquer outra moeda entre os países do G20.

As moedas que mais chegaram perto do real em desvalorização em relação ao dólar foram o iene japonês, o rublo russo, o peso mexicano e o won coreano — todos com desvalorização de 2%.

Já outras moedas como o euro e a libra esterlina se desvalorizaram menos que 1% contra o dólar americano no mesmo período.

Nesta semana, os mercados em todo o mundo sofreram com alguns choques econômicos que abalaram a confiança dos investidores. No Oriente Médio, um ataque com mísseis e drones do Irã a Israel aumentou temores de uma escalada de violência regional.

E nos Estados Unidos, autoridades monetárias sinalizaram que as taxas de juros do Federal Reserve (o Banco Central americano) devem cair mais lentamente do que analistas de mercado imaginavam.

Números da semana passada sobre a economia dos EUA revelaram que a inflação não está caindo como o desejado pelas autoridades. Por isso, os juros devem ser mantidos num patamar mais alto por mais tempo — aumentando custos e até mesmo riscos de uma recessão no país.

As repercussões dessas notícias foram globais. A principal delas foi nos juros dos papéis do Tesouro americano de 10 anos — que subiram de 4,35% em média para mais de 4,6%.

Com juros maiores nos EUA, a moeda americana se valorizou em todo o mundo, já que se tornou mais atraente para investidores americanos manterem suas posições em dólares, e não em moedas estrangeiras.

A notícia provocou mau humor entre investidores no mundo todo, que acreditam que os juros americanos maiores por mais tempo vão prejudicar a economia como um todo.

O índice Ibovespa, o principal da bolsa brasileira, caiu 2% neste mês. Já o Dow Jones e o Nasdaq — índices de ações nos Estados Unidos — desabaram 4,4% e 3% respectivamente.

Real mais desvalorizado que as demais moedas

O ministro da Economia, Fernando Haddad, sugeriu esta semana que o cenário internacional "explica dois terços" da desvalorização do real no Brasil.

No entanto, o real brasileiro se desvalorizou muito mais do que as demais moedas no mundo neste mês.

Analistas de mercado dizem que um grande fator da desvalorização do real foi o anúncio feito nesta semana pelo governo brasileiro de que não pretende cumprir as metas de superávit fiscal no mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que termina no final de 2026.

As contas do governo têm impacto nos juros e na cotação da moeda nacional.

Quando o governo arrecada mais do que gasta, ele produz o chamado superávit fiscal — o que contribui para a queda do endividamento público do Brasil. Esse menor endividamento contribui para reduzir preços, juros e custos na economia.

A combinação dos cenários externo (queda mais lenta dos juros americanos) e doméstico (anúncio do abandono da meta de superávit para os próximos dois anos) fez com que o mercado mudasse suas previsões para o futuro no boletim Focus, o levantamento semanal feito pelo Banco Central brasileiro.

Os agentes de mercado acreditam agora que a taxa Selic — o juro referência na economia brasileira — vai terminar o ano em 9,13%, em média.

Na semana passada, a projeção era de 9%. A projeção da cotação do dólar para o final de ano subiu de R$$ 4,95 para R$ 4,97.

Foto: John Macdougall / AFP

Mais de 13.800 crianças foram mortas na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e Hamas, segundo a Diretora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Catherine Russell.

“Milhares de pessoas ficaram feridas e milhares estão à beira da fome”, disse ela durante uma entrevista coletiva em Nova York.

Numa declaração separada, a ONU Mulheres – entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres – afirmou que “uma criança é ferida ou morre a cada 10 minutos” em Gaza.

Além disso, a entidade afirma que mais de 10 mil mulheres foram mortas em Gaza desde o início da guerra, e 6 mil delas deixaram 19 mil crianças órfãs para trás.

A especialista em comunicação da Unicef, Tess Ingram, que visitou recentemente o enclave, disse em Genebra, na terça-feira, que o que a impressionou foi o número de crianças feridas que viu.

“Não apenas nos hospitais, mas nas ruas, nos seus abrigos improvisados, vivendo as suas vidas agora permanentemente alteradas”, disse ela.

Foto: AFP

O príncipe William, nesta quinta-feira, realizou seus primeiros compromissos públicos desde que sua esposa, Kate Middleton, revelou seu diagnóstico de câncer no mês passado.

O príncipe de Gales, de 41 anos, visitou uma instituição de caridade em Surrey, na Inglaterra, antes de ir para um centro juvenil no oeste de Londres.

A princesa de Gales, que não desempenha quaisquer funções oficiais desde o dia de Natal, anunciou em um poderoso vídeo no dia 22 de março que o seu diagnóstico tinha sido um “grande choque” e que já tinha iniciado a quimioterapia preventiva.

O câncer de Kate foi encontrado em exames após uma cirurgia abdominal feita em janeiro.

A revelação ocorreu após semanas de especulação sobre seu paradeiro e teorias de conspiração bizarras que circularam online.

William iniciou seus compromissos nesta quinta-feira visitando a Surplus to Supper, uma organização de redistribuição de alimentos onde se encontrou com voluntários e ajudou a carregar vans com alimentos para distribuir aos grupos locais.

Ele também conversou com chefs sobre como eles estão preenchendo a lacuna entre o desperdício de alimentos e a pobreza alimentar, ao mesmo tempo em que vestem um avental e colaboram na preparação das refeições.

Enquanto estava na cozinha, um voluntário deu ao príncipe vários cartões de melhoras para sua esposa e pai, o rei Charles III, que também revelou em fevereiro que estava recebendo tratamento para uma forma não especificada de câncer.

O príncipe William então entrou em uma das vans e juntou-se aos voluntários enquanto dirigiam para o Hanworth Center Hub, um centro juvenil que se beneficia do trabalho da Surplus to Supper.

O Palácio de Kensington disse que as suas visitas tiveram como objetivo “destacar o impacto comunitário e que as organizações ambientais na área estão a ter através do seu trabalho”.

O palácio acrescentou: “A redução do desperdício alimentar tem um número considerável de benefícios ambientais, incluindo a redução das emissões dos aterros que contribuem para as alterações climáticas”.

O último compromisso oficial do príncipe foi em 19 de março, quando ele visitou a cidade inglesa de Sheffield para seu projeto sem-teto Homewards.

No entanto, ele e seu filho mais velho encantaram os fãs de futebol quando foram vistos em um jogo do Aston Villa em Birmingham na semana passada.

A presença de William será um sinal bem-vindo para os observadores reais de que sua esposa está se sentindo bem o suficiente para que ele retome suas funções públicas.

No entanto, também se esperava que o herdeiro do trono britânico saísse mais uma vez depois que seus filhos voltassem à escola após as férias da Páscoa, que recomeçaram na quarta-feira.

Os galeses estiveram fora dos olhos do público nas últimas semanas, durante as férias escolares.

Na mensagem de vídeo de Kate, ela explicou que “levamos tempo para explicar tudo a George, Charlotte e Louis de uma forma que fosse apropriada para eles e para tranquilizá-los de que vou ficar bem”.

Ela acrescentou que espera “que vocês entendam que, como família, agora precisamos de algum tempo, espaço e privacidade enquanto concluo meu tratamento”.

O rei Charles também deu um passo atrás nas funções públicas durante o tratamento. Ele fez sua aparição pública mais significativa no Domingo de Páscoa, após o tradicional passeio familiar pela igreja.

Foto: Tony Medeiros

O jovem baleado por um aluno da Escola Estadual Coité das Pinhas, em Igaci, identificado apenas como R.D.S., não corre risco de morte, segundo uma nota da Secretaria da Saúde (Sesau) de Alagoas. A vítima, que tem 15 anos, foi alvejada por cinco tiros e precisou ser levada ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. A informação é de que o adolescente chegou consciente e em situação estável ao local.

De acordo com o boletim hospitalar, os tiros atingiram R.D.S. na cervical, no tórax, no abdome e nos membros superiores direito e esquerdo. O jovem ainda contou o que ocorreu na escola e disse que não conhecia o suspeito.

Segundo o adolescente, ele foi chamado na sala de aula e, no momento em que saiu, foi abordado pelo outro aluno, que efetuou os disparos. O indivíduo já foi apreendido e prestou depoimento à polícia.

Em decorrência do ocorrido, o Governo de Alagoas determinou a suspensão das aulas na unidade estadual até a próxima semana. A Secretaria da Educação (Seduc) está tomando as providências cabíveis para garantir a assistência à vítima.

Foto: Ascom PRF/AL

Na tarde de ontem (17), várias mercadorias transportadas sem nota fiscal foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Carié, povoado de Canapi. Segundo a polícia, por volta das 16h30 os agentes deram ordem de parada a um caminhão e, durante a fiscalização, verificaram que diversos sacos e caixas com mercadorias vindas de São Paulo (SP) estavam sendo levados até Caruaru (PE).

Conforme foi relatado pela polícia, as notas fiscais apresentadas não condiziam com o volume de mercadorias que estava sendo transportado. Assim, a PRF entrou em contato com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Alagoas, para que fosse feita a devida averiguação das mercadorias.

O caminhão foi levado ao Posto Fiscal de Delmiro Gouveia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Agentes da Polícia Civil durante operação | Foto: Ascom PC/AL

Hoje (18), duas operações policiais estão sendo coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas e pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). As ações visam a desarticulação de duas organizações criminosas que atuam no estado. Segundo a Polícia Civil (PC), 23 pessoas já foram detidas e materiais, incluindo drogas, foram apreendidos.

A primeira operação se chama Venari e ocorre não apenas em Maceió, capital de Alagoas, mas também em Goiás. Ao todo, 16 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão devem ser cumpridos nas referidas localidades. Os alvos desta ação são membros de um grupo especializado em tráfico de drogas.

A segunda operação é a Zíngaro, que cumpre 22 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão apenas em Maceió. A organização investigada também é responsável por realizar tráfico de drogas.

Aproximadamente 230 policiais civis e militares participam das operações. Além dos efetivos de Alagoas, houve também o apoio da Polícia Militar de Goiás, através do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque de São Paulo.

Verani

A Operação Verani ganhou esse nome porque, em latim, a palavra significa caçada. Em 10 meses de investigação, os agentes policiais descobriram que o líder da organização criminosa, bem como sua esposa, saíram de Alagoas, mas continuaram a comandar o tráfico de drogas no bairro do Jacintinho. O grupo também era responsável pelo tráfico no Barro Duro.

Os suspeitos também davam suporte a pequenos grupos criminosos que agiam em diversas áreas da capital alagoana.

Zíngaro

A palavra “Zíngaro” faz referência aos grupos nômades, como os ciganos. Isso ocorre porque a organização tida como alvo já atuava há algum tempo na Grota do Cigano, também no bairro do Jacintinho. Além disso, diversos membros do grupo têm o hábito de mudar de casa com frequência, para não serem descobertos.

Ao todo, foram cerca de oito meses de investigação policial.

O líder desse segundo grupo criminoso não morava em Alagoas, mas coordenava todos os atos criminosos da organização. Apesar disso, ele sempre visitava o estado.

Silvio Luiz segue internado (Foto: Reprodução)

Internado desde a final do Paulistão, no último dia 7, o narrador Silvio Luiz teve melhora no quadro de saúde. De acordo com o jornalista Flávio Ricco, do portal "R7", o locutor já estaria, inclusive, reclamando com os médicos por achar que já poderia ter recebido alta.

O narrador passou mal durante a transmissão do jogo entre Palmeiras e Santos, em transmissão alternativa do "R7" em plataformas digitais. O locutor precisou deixar a cobertura do jogo com ajuda de bombeiros e foi levado para o hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Silvio Luiz ficou por alguns dias na UTI do hospital, mas agora já está em um quarto. O narrador de 89 anos é uma das principais vozes da narração brasileira e passou por várias emissoras, como: Band, SBT, Record e RedeTV!.

 

Após sofrer infarto e passar por cirurgia, Tande recebe alta médica - (crédito: Observatorio dos Famosos)

O ex-jogador de vôlei e campeão olímpico Alexandre Ramos Samuel, mais conhecido como Tande, recebeu alta nesta quarta-feira (17), após ser internado às pressas por conta de um infarto.

Ele estava internado na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro, onde precisou ser submetido à uma cirurgia. A informação foi divulgada pelo Gshow.

O ex-atleta do vôlei chegou a compartilhar em sua rede social, um vídeo em que aparecia no hospital, explicando sobre seu estado de saúde. "Passando aqui para falar do meu sumiço. Sexta-feira agora eu acabei infartando, acreditem", disse Tande.

"Aos 54 anos, atleta, comida um pouco errada, fazia exercícios, mas comecei a descuidar um pouco da minha saúde. Fiquei uns 4 anos sem me cuidar. Eu tive 98% de entupimento de uma veia principal do coração e, em mais duas, 78% e 73%", detalhou.

 

Madonna- Fonte: Reprodução

Faltando um pouco mais de duas semanas para o espetáculo gratuito da cantora Madonna, a cidade do Rio de Janeiro  se prepara para receber a multidão de fãs e turistas que devem ocupar a cidade.

Com a expectativa de um público de 1 milhão de pessoas, o  show da cantora, que não se apresenta no Brasil há 12 anos, está programada para 4 de maio, com início entre 21h30 e 21h45, na Praia de Copacabana. Uma das preparações vai ocorrer em alto mar.

Segundo a Capitania dos Portos da cidade, a área marítima nas proximidades será fechada, para evitar possíveis acidentes. Apenas as embarcações vistoriadas e identificadas por esta capitania serão autorizadas a entrar na área interditada.

Wilma Petrillo e Gabriel Costa, viúva e filho de Gal Costa — Foto: Reprodução

Wilma Teodoro Petrillo, viúva da cantora Gal Costa, pediu à Justiça de São Paulo a urgente realização de uma perícia psicossocial em Gabriel Costa, filho da cantora. Segundo ela, o jovem de 18 anos está sofrendo manipulação por parte da atual namorada, que seria, de acordo Wilma, 33 anos mais velha que Gabriel.

A viúva diz que, quando iniciou relacionamento com a mulher de 51 anos, mãe de sua ex-namorada, Gabriel deixou de frequentar as consultas com psiquiatra e psicólogo com quem fazia acompanhamento desde a adolescência.

Wilma também pede que os profissionais sejam ouvidos como testemunhas no processo e alega que Gabriel pode estar em situação de extrema vulnerabilidade.

Os pedidos da ex-companheira de Gal são uma resposta ao processo movido por Gabriel Costa, que pede nulidade de um documento assinado por ele mesmo, no qual dizia que Wilma Petrillo vivia com Gal como se elas fossem casadas. A declaração de Gabriel foi determinante para que o Judiciário reconhecesse que Wilma mantinha união estável com Gal, o que a colocou também na posição de herdeira.

Alega coações

O herdeiro afirma que apenas escreveu e assinou a carta porque teria sido coagido por Wilma. Ele diz que temia por sua segurança física e psicológica em razão de, à época, morar na mesma casa que a viúva.

O herdeiro diz que as coações começaram a partir da morte de Gal, em novembro de 2022.

Exumação

A Justiça de São Paulo negou o pedido de exumação do corpo de Gal Costa, que morreu aos 77 anos em novembro de 2022. Isso porque a solicitação feita por Gabriel Costa, filho da cantora, extrapola a esfera administrativa e registral da Vara de Registros Públicos, que ficou responsável por analisar o requerimento.

A juíza pediu, ainda, que o processo seja encaminhado à polícia, por meio da Central de Inquéritos Policiais e Processos (CIPP), para apuração dos fatos narrados por Gabriel Penna Burgos Costa e investigação de possível crime cometido por Wilma Petrillo, viúva da artista.

Gabriel questiona a informação do atestado de óbito e agora quer uma perícia judicial para determinar a causa da morte da cantora.

Segundo o documento, Gal morreu aos 77 anos, em novembro de 2022, em decorrência de um infarto agudo no miocárdio. A certidão descreve ainda como causa da morte uma neoplasia maligna [câncer] de cabeça e pescoço.

Gabriel diz que, um dia antes do falecimento, a mãe estava aparentemente bem de saúde. Segundo ele, no momento da morte, não havia nenhum médico que pudesse atestar o verdadeiro motivo do óbito.

A petição afirma também que Wilma Petrillo, viúva de Gal e madrinha de Gabriel, recebeu o Samu no local da morte e proibiu "qualquer autópsia que fornecesse maiores informações e determinando desde logo o sepultamento em jazigo particular, de acesso restrito".

Em nota, as advogadas de Gabriel informaram que "saúdam a decisão da Justiça que determina a apuração da causa da morte de Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil. Sua família e seus fãs têm o direito de saber a verdade dos fatos".

Sepultamento

Outro fato que caberá à autoridade policial investigar são as razões pela qual Wilma Petrillo segregou o corpo de Gal Costa em cemitério na capital paulista. Wilma não desconhecia a vontade de Gal Costa de ser sepultada junto com a sua mãe, Mariah, em jazigo por ela adquirido no Rio de Janeiro.

Desta forma, a defesa de Gabriel Costa recorrerá da parte da decisão judicial que não deferiu o traslado do corpo de Gal Costa ao Rio de Janeiro”, diz o comunicado.

O filho pede, também, que o corpo da mãe seja transferido do Cemitério da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, na região central da cidade de São Paulo, para o Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

 

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram