Começa neste domingo mais uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e cerca de 88 mil candidatos em Alagoas irão participar. As provas acontecem, simultaneamente, em 300 escolas públicas e privadas da capital e do interior.

O Enem é a principal porta de entrada para universidades no Brasil, por isso é preciso ficar atendo aos horários. A prova ocorre nos dias 04 e 11 de novembro. Em Alagoas, os portões fecham às 12h – o horário varia de acordo com o Estado devido a fatores como o horário de verão – quem perder a prova do dia 04 não poderá fazer a mesma no dia 11, visto que é a segunda etapa do exame.

O Enem deste ano tem uma novidade para os estudantes: a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática terá 30 minutos a mais.

No dia 04, os estudantes farão a prova de Redação, Ciências Humanas e Linguagens em cinco horas e meia. Já no dia 11, resolverão Ciências da Natureza e Matemática em cinco horas.

“Os portões serão abertos às 12h de Brasília [11h em Alagoas] e fechados às 13h de Brasília [12h em Alagoas]. As provas terão início às 13h30 de Brasília [12h30 em Alagoas]. No primeiro dia, o tempo será de 5h30. Já no segundo dia, serão 5h”, explica Maria do Rosário, coordenadora estadual do Enem em Alagoas.

Para aplicar o exame e fiscalizar a realização das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) capacitou mais de 6 mil pessoas só no estado. “Ainda estamos capacitando algumas pessoas. No entanto, já foram realizados treinamentos online e presencial com a equipe que vai atuar nos pontos de prova, com orientações sobre as condutas”, assegurou Rosário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *