Palmeira dos Índios
26 ºC Parcialmente Nublado

Palmeira dos Índios | Parcialmente Nublado
26 ºC

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

Detran/AL divulga lista dos serviços que estão disponíveis na internet

Portal de serviços do Detran oferece mais de 45 serviços online em diversas áreas – Foto: Agência Alagoas

 Garantir praticidade, conforto e agilidade para os usuários dos serviços do órgão são os principais objetivos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Atualmente, o site da autarquia (www.detran.al.gov.br) oferece mais de 45 serviços online em diversas áreas. Porém, de acordo com a base de dados do departamento, 50% dos usuários ainda se deslocam até os postos de atendimento da capital e do interior para resolver pendências que poderiam ser feitas via portal.

O presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, ressalta a importância da ferramenta disponibilizada e solicita aos cidadãos que antes de sair de casa, acessem o site da autarquia para verificar se o serviço pode ser resolvido de forma mais prática pela internet.

“É uma facilidade que oferecemos graças à tecnologia, em dias que é tão comum as pessoas estarem conectadas seja pelo computador ou pelos Smartfones. Ao acessar o site, o cidadão tem a possibilidade de desburocratizar, agilizar e resolver questões sem a necessidade de se deslocar, evitando filas e economizando tempo”, destaca o gestor.

Segundo a chefe de articulação regional do Detran/AL, Ana Fábia, o mês de janeiro também é considerado atípico, uma vez que a maioria das pessoas estão de férias e aproveitam esse período para resolver situações junto ao órgão o que ocasiona o aumento do fluxo nos postos avançados.

Confira a relação de alguns serviços essenciais que estão disponíveis pelo site do Detran/AL nas áreas de habilitação e veículo:

Habilitação

  • Consulta de CNH

  • Emissão de guia de CNH definitiva

  • Emissão de guia de renovação de CNH

  • Solicitação de 2ª via de CNH

  • Emissão de guia de faltoso

  • Emissão de guia de reteste

  • Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir P.I.D

  • Solicitação de Reciclagem Infrator/Reciclagem Preventiva

  • Emissão de guia para Mudança/Adição de Categoria

  • Agendamentos de provas teóricas e práticas de direção veicular,

  • Emissão de guia para exames de instrutores

  • Agendamento de requalificação de instrutores

Veículo

  • Consulta de veículo

  • Agendamento de vistoria

  • Emissão de guia de vistoria

  • Emissão de guia de Licenciamento (Amarelinha)

  • Emissão de guia para 2ª Via da CRV (Compra e Venda)

  • Emissão de guia para 2ª Via CRLV (Porte Obrigatório)

  • Emissão de guia para 1º emplacamento

  • Emissão de guia para transferência de propriedade

  • Emissão de guia para transferência de propriedade de outro estado

  • Emissão de guia de Licenciamento para outro estado

  • Emissão de guia para bloqueio administrativo

  • Emissão de guia para cancelamento de Gravame

  • Emissão de guia de infrações

De forma online, pode-se também agendar atendimento para orientações sobre o seguro DPVAT, verificar os procedimentos e documentos necessários para realização de diversos serviços, como também fazer consultas e verificar os valores das taxas. Além disso, é possível acessar o calendário de licenciamento anual, simular a prova teórica para habilitação e acessar informações estatísticas.

A direção do órgão reforça, que o Detran de Alagoas seguirá adotando medidas que facilitarão cada vez mais a vida da população e ainda no primeiro semestre desse ano, será lançado um novo portal que contará com uma área de segurança individualizada para o usuário proporcionando ainda mais conforto.

Dessa forma, ele receberá um login próprio com senha, e, através deste portal, ele terá permissão para entrar em áreas restritas que atualmente não é possível. Um dos benefícios da nova plataforma será a disponibilização do serviço de alteração de endereço, que no momento é apenas realizado de forma presencial nos postos de atendimento.

Em breve, serão divulgadas mais informações pelos canais oficiais do órgão e pela imprensa e em caso de dúvidas os usuários poderão entrar em contato com a Central de Atendimento pelos números 0800 082 0154 ou 3315-1533 e acompanhar as novidades do órgão pelas redes sociais.


Projeto prevê câmeras de monitoramento em cidades com mais de 30 mil habitantes

Lourival Gomes defende o uso da tecnologia no combate à violência

O Projeto de Lei 5662/19 torna obrigatória a instalação de sistema de monitoramento por câmeras em áreas públicas nos municípios com mais de 30 mil habitantes, para combater a criminalidade. A proposta também prevê a centralização do conhecimento gerado por esses equipamentos em um sistema nacional integrado.

A proposta, do deputado Lourival Gomes (PSL-RJ), tramita na Câmara dos Deputados. “A criminalidade violenta é um mal que assola o País. Ano após ano, acompanhamos a elevação das taxas de delitos. Contudo, em 2019, vemos a diminuição desses índices em vários estados. Entre as razões da melhora, está a utilização de alta tecnologia, aliada a treinamento e capacitação de agentes, a maturidade institucional em lidar com essas ferramentas e a postura firme das autoridades constituídas”, afirma Lourival Gomes.

Segundo o texto, caberá ao Poder Executivo instalar ou fomentar a instalação de equipamentos de monitoramento por câmeras. A União poderá apoiar os estados, o Distrito Federal e os municípios quando eles não dispuserem de condições técnicas, financeiras e operacionais. A proposta prevê que a operação das câmeras se dará com respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos.

Já a organização, o funcionamento e as competências do sistema integrado serão regulamentados por ato do Poder Executivo federal.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Prefeitos têm uma semana para aderir ao Município + Cidadão

Programa apoia municípios nas áreas social, cultural e esportiva – Foto: Divulgação

Termina no próximo domingo (19) o prazo para as prefeituras municipais aderirem ao programa do governo federal “Município + Cidadão”, lançado em outubro passado pelo Ministério da Cidadania para áreas de cultura, desenvolvimento social e esporte.

O programa apoia os municípios a realizarem jogos escolares e competições municipais, festivais de música, dança e audiovisual, shows, cursos profissionalizantes, a promoverem atividades para idosos e para o desenvolvimento infantil, fomentar a agricultura familiar e prevenir o uso de drogas.

Ao participar do programa, as prefeituras receberão apoio técnico do Ministério da Cidadania para a formatação de ações. Os municípios que se destacarem na implementação das ações receberão “Prêmio Município + Cidadão – Edição 2019-2020”.

De acordo com cartilha do programa, disponível na internet, para participar do Município+ Cidadão, as prefeituras devem aderir ao Plano Progredir (trabalho e renda) e ao Programa Criança Feliz (desenvolvimento infantil), fazer compras de alimentos da agricultura familiar e firmar compromisso para a elaboração de diagnóstico sobre a situação dos dependentes químicos do município.

As próximas eleições municipais estão marcadas para os dias 4 (1º turno) e 25 de outubro (2º turno) deste ano. Por causa da campanha eleitoral, está proibida a distribuição gratuita de bens, pagamento de valores ou oferta benefícios por parte da administração pública municipal, salvo em casos de calamidade pública e estado de emergência. Podem ser executados programas sociais autorizados em lei e já previstos nos orçamentos municipais dos anos anteriores.


Rádio Sampaio lança aplicativo para dispositivo móvel

A Rádio Sampaio FM está inovando suas plataformas digitais. E com o intuito de aumentar sua acessibilidade, criou um aplicativo móvel que já está disponível no App Store e no Google Play.

Agora você pode levar a rádio que é tudo de bom para onde quiser, basta digitar Rádio Sampaio na sua loja de aplicativos e baixar, para curtir os maiores sucessos do momento e ficar bem informado com as principais notícias de Palmeira dos Índios, de Alagoas e do Brasil através do nosso jornalismo forte e atuante, além de poder ouvir transmissões esportivas a exemplo do Campeonato Alagoano onde acompanhamos todos os jogos do CSE.

Além da programação completa você poderá curtir e compartilhar o aplicativo pelas redes sociais e interagir diretamente com a gente através dos links para Instagram, Facebook e WhatsApp dentro do próprio aplicativo.

Em breve promoções voltadas ao nosso aplicativo e redes sociais estarão sendo lançadas para os nossos ouvintes.
O novo aplicativo da Rádio Sampaio é compatível com os principais smartphones e está disponível para Android e IOS. Baixe agora! É fácil, é prático, e o melhor: é de graça.

Confira! O aplicativo está disponível para download:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=styllus.virtues.ag.appradio.pro

 

iPhone iOS: https://apps.apple.com/gt/app/r%C3%A1dio-sampaio/id1489646414


Ministério multa Facebook por abuso no compartilhamento de dados

Ministério multa Facebook por abuso no compartilhamento de dados

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacom) multou o Facebook em R$ 6,6 milhões pelo compartilhamento indevido de dados no caso que ficou conhecido como “escândalo da Cambridge Analytica”, em que dados de dezenas de milhões de usuários da plataforma em todo o mundo foram utilizados pela empresa de marketing digital para influenciar eleições e outros processos políticos.

Diante do escândalo, a Senacom abriu um procedimento administrativo para avaliar se teria havido dano aos usuários brasileiros da rede social. Depois de analisar o caso, entendeu que o Facebook incorreu em prática abusiva no episódio.

“Resta evidente que dados dos cerca de quatrocentos e quarenta e três mil usuários da plataforma estavam em disposição indevida pelos desenvolvedores do aplicativo “This is your digital life” para finalidades, no mínimo, questionáveis, e sem que as representadas conseguissem demonstrar eventual fato modificativo de que tal número foi efetivamente menor”, concluiu a Secretaria no processo.

Além disso, o processo indicou também que o Facebook não atuou corretamente na comunicação com os usuários no tocante às implicações das configurações de privacidade e na forma como desenvolvedores poderiam acessar e utilizar informações do usuário e de sua rede de amigos.

Entenda o caso

Entre 2007 e 2014, o Facebook permitiu o acesso a informações pessoais por desenvolvedores de aplicativos sem consentimento dos usuários. Entre estes estavam os comuns “testes”. O app adotado para coletar as informações repassadas à Cambridge Analytica foi um teste de personalidade (This is Your Digital Life), de autoria de um cientista chamado Aleksandr Kogan.

O episódio ganhou visibilidade depois que veículos de mídia do Reino Unido revelaram o uso indevido das informações, inclusive em processos eleitorais, como a disputa presidencial dos Estados Unidos (EUA) em 2016.

Ministério multa Facebook por abuso no compartilhamento de dados

Em março, reportagens de jornais no Reino Unido e nos Estados Unidos revelaram um vazamento de dados de 87 milhões de pessoas coletados no Facebook por meio de um aplicativo de perguntas, que foram posteriormente repassados a uma empresa de britância marketing digital, Cambridge Analytica.

Munida dessas informações, a empresa teve papel decisivo na eleição de Donald Trump e na saída do Reino Unido da União Europeia, no processo conhecida como Brexit. A firma também operou em eleições de outros países, como Quênia, Austrália e México, além de estabelecer escritório no Brasil.

Ao reunir informações sobre o perfil das pessoas, suas preferências, seus medos e suas visões de mundo, marqueteiros e responsáveis por campanhas conseguiam produzir e disseminar conteúdos quase personalizados. Em reportagem da TV britânica Channel 4, um dos dirigentes da Cambridge Analytica relatou que a empresa explorava sentimentos dos eleitores, como o medo, para vincular os receios do público-alvo a candidatos adversários, buscando manipular as emoções em favor de seus clientes. Coincidência ou não, Donald Trump recebeu esse apoio e acabou eleito presidente dos Estados Unidos, depois de sair de uma posição desacreditada.

O escândalo alertou autoridades e usuários para os riscos da falta de proteção de dados pessoais. Além do Brasil, governos dos Estados Unidos e do Reino Unido também abriram investigações sobre o caso. No Reino Unido, o Facebook também foi multado. O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, e outros dirigentes da plataforma foram sabatinados nos parlamentos dos EUA e do Reino Unido. Na ocasião, Zuckerberg admitiu que a empresa falha no cuidado com a privacidade de seus usuários e anunciou algumas medidas.


Serviços on-line do Detran-AL ficarão indisponíveis a partir de segunda-feira

Portal de serviços do Detran/AL ficará indisponível a partir do dia 30 de dezembro e só deve voltar ao normal na quinta (02) — Foto: Ascom/Detran AL
Portal de serviços do Detran/AL ficará indisponível a partir do dia 30 de dezembro e só deve voltar ao normal na quinta (02) — Foto: Ascom/Detran AL

Os serviços on-line do portal do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) ficarão fora do ar a partir da segunda-feira (30) e só vão retornar ao normal na quinta (2). A informação foi divulgada pelo órgão nesta sexta (27), que afirmou que a paralisação é necessária para uma manutenção de rotina na plataforma.

Segundo o chefe de infraestrutura tecnológica do Detran, Hermann Jackson, a manutenção faz parte das atividades referentes à adaptação do site para o ano seguinte, tendo em vista que, alguns procedimentos precisam ser adotados para que não haja nenhuma irregularidade no funcionamento do portal.

Os usuários que desejam obter informações sobre os procedimentos do Detran podem entrar em contato por meio do Call Center, das 6h às 18h, através dos números 0800 082 0154 e (82) 3315-1533.


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2020 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey