Palmeira dos Índios
26 ºC Céu Limpo

Palmeira dos Índios | Céu Limpo
26 ºC

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

Duas estudantes alagoanas estão entre os 53 candidatos com nota mil na redação do Enem

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true
Nathália Vital, de 24 anos, que estudou no IFAL Palmeira dos Índios, é uma das estudantes alagoanas nota mil na redação do Enem.

Duas estudantes alagoanas estão entre os 53 brasileiros que tiraram nota 1000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17), após a divulgação das notas pelo Instituto Nacional Anísio Teixeira (Inep).

Os nomes das estudantes de Alagoas não foram divulgados, mas nas redes sociais internautas repercutem a informação de que a Arapiraquense Nathália Vital, 24 anos, é uma das felizardas. Ela concluiu o ensino médio em 2015 e sonha em cursar Medicina, Nathália Vital foi estudante do IFAL Palmeira dos Índios. A outra estudante tem 20 anos, mas ainda não teve a identidade divulgada.

O tema da Redação do Enem 2019 foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Dentre os 53 candidatos que tiraram nota 1000 na Redação em todo o país, com idades entre 16 e 28 anos, 32 são mulheres.

No Nordeste, além de Alagoas, com dois candidatos, os estados da Bahia (1), Pernambuco (1), Ceará ( 6), Maranhão (1), Paraíba (1) e Rio Grande do Norte (6), também tiveram estudantes que conseguiram nota máxima na redação do Enem.

Minas Gerais é estados brasileiro com o maior número de estudantes nota 1000 na redação, foram 13 candidatos.


Agentes comunitários passarão por capacitação sobre hanseníase, em Palmeira dos Índios

Agentes comunitários passarão por capacitação sobre hanseníase, em Palmeira
Agentes comunitários passarão por capacitação sobre hanseníase, em Palmeira dos Índios

No dia 26 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. E como forma de atualizar e capacitar os agentes comunitários de saúde (ACS) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios promoverá uma capacitação na segunda-feira (20), com o tema: O papel do agente comunitário de saúde no controle da Hanseníase.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da SMS Leide Alencar, a capacitação é uma forma de orientar os ACS e promover uma atualização nos protocolos.

“Em Palmeira, temos sete casos registrados de hanseníase, e como estamos no janeiro roxo, mês de prevenção e combate à doença, queremos ofertar essa capacitação para os nossos agentes comunitários, pois são eles que estão diariamente em contato com a população. Muitas vezes eles são o elo dessas pessoas com a Secretaria. Então, será um momento de mais conhecimento e mais uma forma deles levarem informação para as casas das pessoas”, frisou Leide.

A capacitação será ministrada pela enfermeira Walcelia Oliveira e acontecerá no Auditório Graciliano Ramos, a partir das 8h30.


Prefeitura de Palmeira dos Índios divulga resultado do concurso público

A Prefeitura de Palmeira dos Índios divulgou nesta sexta-feira (17) o resultado do concurso público, cujas provas foram aplicadas em novembro de 2019.  O certame visa o preenchimento de 300 vagas, para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

 Para o nível fundamental as vagas são para: auxiliar de serviços gerais (40), merendeira (20) e vigilante (20).

Para o nível médio a vagas para os cargos de: agente de trânsito (3), agente de endemias (2), motorista escolar (5), motorista (10), secretário escolar (8), técnico em recursos humanos (1), técnico de enfermagem (5), técnico em higiene dental (2), técnico em informática (1) e técnico em segurança no trabalho (1).

Já para nível superior as vagas são para cargos diversos como: analista de compras (1), analista de controle interno (1), analista de planejamento (1), analista de sistema (1), arquiteto (1), assistente social (2), contador (1), educador físico (1), enfermeiro (2), enfermeiro obstetra (2), engenheiro civil (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), jornalista (2) , angiologista (1), entre outros.

O resultado está disponível na página da ADM&TEC, responsável pela organização do certame. >>Confira clicando aqui.<<


Agroturismo de Palmeira dos Índios pode gerar novos negócios internacionais

Agroturismo de Palmeira dos Índios pode gerar novos negócios internacionais – Foto: Assessoria

Sempre na contramão da crise e em busca do desenvolvimento do município, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das Secretarias de Desenvolvimento e Turismo e de Agricultura, trabalha para fomentar na região o turismo, aliado ao agronegócio.

Na quarta-feira (15), a  secretária de Turismo Cléa Carvalho e secretário de Agricultura Luciano Monteiro, receberam a visita dos agentes de viagem, das operadoras Emotional Tour e Eden Viaggi italia, para conhecer o potencial da fruticultura de Palmeira, com a finalidade de articular uma possível visita de um grupo de Italianos no próximo dia 25. Será o primeiro Famtour com agentes de viagens internacionais e um intercâmbio de técnicos do Agronegócio do grupo Syngenta, uma empresa global especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócios.

Agroturismo de Palmeira dos Índios pode gerar novos negócios internacionais – Foto: Assessoria

O grupo visitará alguns produtores em Alagoas e Palmeira entra na rota com a fruticultura. O Agroturismo promove o desenvolvimento sustentável e exerce múltiplas atividades no espaço rural, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer as áreas e atividades agrícolas, os produtos locais e a a culinária tradicional.

“O fato de Palmeira dos Índios estar na rota da fruticultura, contribui muito para o fortalecimento do Agroturismo em nossa cidade”, comentou a secretária Cléa Carvalho.

Segundo o secretárioLuciano Monteiro, o Polo da Fruticultura Alagoana, coordenado pela Cooperativa Agropecuária de Palmeiras dos Índios – CARPIL, surge justamente para impulsionar o desenvolvimento sustentável rural e urbano, com geração de riqueza e a finalidade de fortalecer e ampliar a atuação dos produtores rurais, com o fomento do Agroturismo. “Aumentando, assim, a arrecadação e a geração de emprego e renda”, explicou Luciano Monteiro.

O grupo visitou a produção de Pinha e Atemoia, do produtor Geo Malta, que já é referência nacional. O produtor já foi atendido pelo APL de Fruticultura, onde conseguiu aumentar a produção e ampliar mercado. Hoje, ele fornece para grandes redes de supermercados do Nordeste.

Os agentes de viagens Ana Rogato e Fausto foram acompanhados nessa visita pelos secretários e pelo vereador Madson Monteiro e os técnicos das duas secretarias Tatiana Tenório e Cícero Silva.


17 famílias de Lagoa da Tereza são beneficiadas com o Programa Água Doce, em Palmeira dos Índios

17 famílias de Lagoa da Tereza são beneficiadas com o Programa Água Doce, em Palmeira dos Índios – Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Palmeira dos Índios, tem trabalhado para minimizar os efeitos da seca e da falta de água na região. Para isso, o Programa Água Doce leva água de qualidade, para beber e cozinhar alimentos, a dezenas de comunidades rurais do munícipio. Uma delas é a Lagoa da Tereza.

Com a chegada do Programa, 17 famílias são beneficiadas e três vezes por semana utilizam a água do sistema de dessalinização.

Uma delas é aposentada Petrúcia Silva, que mora há 63 anos no povoado. O que era escassez, hoje as pessoas aproveitam o “presente” dado pelo governo.

“Antigamente era um sufoco. Sem água de beber, cozinhas ou lavar roupas, saíamos com um balde, para uma fazenda distante daqui, para buscar água. Hoje, estamos felizes com essa água, que é doce, dá pra beber e cozinhar, que foi um verdadeiro presente do governo para nós. Agradecemos ao prefeito Júlio e ao governador Renan por isso. Estamos no céu. É a riqueza maior do mundo. A pessoa que não tiver Deus e não tiver água não tem nada”, disse emocionada a aposentada.

17 famílias de Lagoa da Tereza são beneficiadas com o Programa Água Doce, em Palmeira dos Índios – Foto: Assessoria

Em recente visita a Palmeira dos Índios, o governador Renan Filho disse que este ano o Governo do Estado vai investir ainda mais no abastecimento das comunidades que lutam contra a seca e a falta de água.

O prefeito Júlio Cezar também trabalha para o enfrentamento da estiagem. “Não tem chovido e a gente sabe da dificuldade que as pessoas enfrentam por causa da seca. Não temos como acabar com a seca, mas somando esforços podemos minimizar os efeitos provocados por ela”, afirmou o prefeito Júlio.


CSE fica no 2 a 2, contra o Murici e é eliminado da Copa Alagoas

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true
CSE fica no 2 a 2, contra o Murici e é eliminado da Copa Alagoas – Foto: Jailson Colácio

Noite de quarta-feira (15) de muitas emoções pela Copa Alagoas. Duas partidas movimentaram Alagoas para definir o segundo finalista da competição. Melhor para o CEO, que venceu o Jaciobá por 2 a 0 e vai enfrentar o ASA na grande decisão, enquanto Murici e CSE ficaram no empate em 2 a 2.

No Estádio Juca Sampaio em Palmeira dos Índios, o CSE marcou com Wagner e Soares, mas viu Etinho marcar duas vezes para o Murici e deixar tudo igual.

O resultado não ajudou nenhuma das equipes, que acabaram perdendo a oportunidade de chegar à grande decisão da Copa Alagoas, no próximo domingo em Arapiraca.

O CSE ainda teve dois jogadores expulsos. O Zagueiro André Nunes cometeu falta dura e recebeu o cartão vermelho aos 20 do 2° tempo. Damião fez falta dura e também recebeu foi expulso, aos 43 do tempo final.

No segundo jogo da noite, o CEO jogou em casa, no Estádio Edson Matias diante do Jaciobá e fez o dever de casa. Beto e Jean Carlos marcaram e decretaram a vitória por 2 a 0, garantindo a equipe de Olho D’água das Flores na final diante do ASA no domingo (19), às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Por garantir o primeiro lugar do torneio, o ASA fará a final em casa.

O campeão da Copa Alagoas garante vaga na Série D de 2021 e também pode até disputar uma vaga na Copa do Brasil contra o terceiro colocado do Alagoano.


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2020 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey