82 99641-3231

Servidores públicos de Alagoas recebem 13º salário nesta sexta

O 13º salário dos servidores públicos, pensionistas e aposentados do Estado de Alagoas já pode ser retirado nesta sexta-feira (14). Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz-AL), cerca de 70 mil funcionários ativos e inativos receberão o abono natalino.

O órgão afirma que, com os pagamentos, serão injetados cerca de R$ 300 milhões na economia de Alagoas, o que deve movimentar os setores de comércio e serviços neste fim de ano.

O governador Renan Filho havia anunciado no final de novembro que o pagamento do décimo seria feito no dia 15 de dezembro, em anúncio feito durante uma live no Facebook, mas a liberação do dinheiro nas contas foi antecipado.

Ainda segundo a Sefaz, entre os dias 30 de novembro e 14 de dezembro, cerca de R$ 600 milhões do Tesouro Estadual são inseridos na economia de Alagoas, período que compreende o pagamento dos salários da primeira e segunda faixa do funcionalismo estadual além do 13º salário.

Anitta é uma das atrações da Festa de Bom Jesus dos Navegantes

A cantora Anitta é uma das atrações confirmadas na Festa de bom Jesus dos Navegantes, que ocorre em janeiro na cidade histórica de Penedo. A programação de shows, marcada para os dias 11 e 12 de janeiro, foi divulgada nesta sexta-feira (14) pela Prefeitura.

Uma das artistas mais populares do Brasil e dona de hits como “Downtown”, “Show das poderosas”, “Vai, Malandra” e “Paradinha”, a cantora se apresenta em Alagoas no dia 11.

Além de Anitta, também sobem ao palco no mesmo dia Gabriel Diniz e Devinho Novaes. Já no dia 12 é a vez de Rai Ramalho, Saia Rodada e Aviões do Forró. A festa de Bom Jesus de Penedo é considerada a maior do gênero no interior do Estado e todos os anos é frequentada por milhares de pessoas.

A festividade acontece em Penedo desde 1884, em uma tradição que teve início com o cortejo realizado ainda com a imagem de Cristo Agonizante ou Cristo Crucificado – usada até 1914, já que, desde então, tem sido utilizada a esculpida por mestre Cesário Procópio dos Mártyres.


Homem ameaça populares com facão durante festa e é linchado em Major Izidoro

Um homem – identificado apenas como Biu da Lena – foi preso após ameaçar diversas pessoas com uma arma branca durante uma festividade religiosa na cidade de Major Izidoro, no Sertão de Alagoas.

De acordo com testemunhas, a confusão foi registrada no povoado Santa Luzia, na zona rural da cidade, durante a festa da padroeira do local.

Biu da Lena estava com um facão e começou a ameaçar diversas pessoas que estavam presentes no local. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido.

Ao perceber a ação do suspeito, alguns populares o detiveram e o lincharam até a chegada da polícia. que efetuou a prisão de Biu da Lena. Antes de ser levado à delegacia, porém, o acusado recebeu atendimento médico.

A festa foi interrompida até que a confusão fosse solucionada.


Professor Carlos Guedes, concede primeira entrevista exclusiva para Rádio Sampaio depois de ser eleito Reitor do IFAL

Crédito: Rafael Santos
Novo reitor Carlos Guedes

O professor Carlos Guedes de Lacerda foi eleito, na madrugada desta quinta-feira (13), o novo reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ao vencer, em segundo turno, o processo eleitoral para escolha do titular da instituição e de mais 15 diretores-gerais de campo.

O resultado encerrou o pleito que  foi iniciado em 30 de outubro deste ano. Guedes venceu o professor Givaldo Oliveira, pelo percentual de 35,29% a 27.27% e assumirá, a partir de abril do próximo ano, os destinos do Ifal até 2023.

O novo reitor  Carlos Guedes, nasceu na Paraíba exerce, atualmente o cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e é vice-presidente da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas).

Há 24 anos é professor do Instituto Federal de Alagoas. Foi coordenador de curso e diretor-geral do Campus Palmeira dos Índios por duas gestões.

Durante sua administração, a unidade do agreste alagoano ganhou visibilidade nacional  ao emplacar dois projetos estudantis no quadro Jovens Inventores que integrou o programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, nos dias 14 e 21 de dezembro de 2013.

Outra marca da gestão de Guedes  no Campus Palmeira dos Índios foi a construção do  prédio do curso em nível de bacharelado de Engenharia Civil.

Informações: Vanessa Santos, com assessoria Ifal

 

 

Confira a entrevista completa. 

 


Ao tentar atravessar a BR-316, homem é atropelado por caminhão e morre

Um homem foi atropelado e não resistiu após ser atropelado por um caminhão na BR-316. O óbito ocorreu nas imediações do Povoado Alto do Tamanduá, na cidade de Poço das Trincheiras, sertão alagoano.

A vítima não foi identificada. Mas as informações dão conta que ela é do sexo masculino e que estava tentando atravessar a rodovia.

Ela foi atingida por um caminhão, cujo modelo e placa não foram informadas. O motorista do veículo foragiu do local tomando destino ignorado.

O acidente será investigado por agentes da Delegacia de Polícia Civil de Santana do Ipanema. O corpo foi recolhido por agentes do Instituto Médico Legal para os devidos procedimentos.


Médicos alagoanos são novas vítimas de golpe do WhatsApp clonado

Delegado Thiago Prado

Médicos alagoanos são as novas vítimas do golpe do WhastApp clonado. O crime já fez cerca de 50 vítimas em Alagoas, entre políticos, médicos e um funcionário da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública, conforme informou o delegado Thiago Prado, da Gerência de Recursos Especiais (GRE), que investiga a ação criminosa.

Entre as vítimas do golpe estão os deputados estaduais Dudu Holanda (PSD) e Marcos Barbosa (PPS) e o delegado da Polícia Civil Antônio Carlos Lessa.

Segundo Thiago Prado, o crime é bem articulado e pode envolver integrantes de empresas de telefonia e instituições bancárias. “Outras pessoas estão denunciando que foram vítimas, dentre elas alguns médicos, que já fizeram BO. Estamos investigando o caso”, informou o delegado.

Ainda segundo Thiago Prado, a quadrilha clona e transfere a linha telefônica do aparelho da vítima para o chip do criminoso. Depois instala o aplicativo WhatsApp e começa a conversar com as pessoas conhecidas das vítimas, pedindo dinheiro ou que façam depósitos em contas indicadas por eles.

No portal da Polícia Civil, o delegado dá dica para evitar cair no golpe. “A pessoa deve ativar a verificação em duas etapas. Para isso, basta ir em configurações e ativar este modo de segurança. Aí, jamais seu WhatsApp será clonado”, disse o delegado.

Thiago Prado aconselhou ainda que a pessoa que tiver algum parente ou amigo pedindo dinheiro pelo aplicativo desconfie sempre. “Ela deve entrar em contato com o familiar ou amigo para verificar se, realmente, ele está precisando de ajuda”.

Quem for vítima do golpe pode apresentar Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia, pois o caso será enviado para investigações na secção dos crimes cibernéticos, da Polícia Civil, alerta a PC.


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2018 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey