Palmeira dos Índios
26 ºC Parcialmente Nublado

Palmeira dos Índios | Parcialmente Nublado
26 ºC

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

Cientistas descobrem formas de eliminar HIV totalmente das células

Cientistas descobrem formas de eliminar HIV totalmente das células – Foto: Thinkstock

Uma das características do vírus HIV é que ele consegue “fugir” do sistema imunológico, escondendo-se de forma inativa nas células infectadas (a chamada latência viral), o que é o maior obstáculo para sua eliminação completa dos organismos infectados. Dois estudos divulgados nesta quarta-feira (22) pela revista científica Nature trazem descobertas que podem mudar esse cenário.

Cientistas das universidades da Carolina do Norte e Emory descobriram formas de reativar o vírus latente, potencialmente tornando-o vulnerável para ser eliminado pelo sistema imunológico.

Atualmente, o tratamento para portadores de HIV se baseia na chamada terapia antirretroviral, que limita a infecção e deixa o vírus “escondido” nas células T CD4 +, não podendo ser detectado pelo sistema imunológico.

A teoria por trás das novas pesquisas se baseia no uso de medicamentos que invertem essa latência e podem aumentar a expressão do gene viral, tornando as células virais vulneráveis ??à eliminação pelo sistema imunológico. Os testes foram feitos em camundongos e macacos que recebiam terapia antirretroviral.

No primeiro estudo, foi usado um medicamento chamado AZD5582, inicialmente criado para tratar o câncer e é capaz de ativar o vírus HIV latente.

No segundo estudo, foi usada uma abordagem diferente, combinando duas intervenções imunológicas. Os cientistas injetaram um anticorpo para limpar as células T CD8 +, importantes para controlar a infecção. Em seguida, aplicaram uma versão alterada da citocina IL-15 para mostrar que essa combinação fez com que o RNA viral aparecesse no sangue e nos tecidos onde anteriormente não havia sido detectado.

“Esta é uma conquista científica emocionante, e esperamos que seja um passo importante para um dia erradicar o vírus em pessoas vivendo com HIV”, disse Ann Chahroudi, uma das pesquisadoras da Universidade de Emory.

Ainda não se sabe se os resultados podem ser replicados em humanos, mas as pesquisas reprsentam um importante avanço no conhecimento sobre o HIV e as formas como o vírus pode ser manuipulado.


Incêndio atinge fábrica de tecidos em Limoeiro de Anadia

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true
Fogo se propagou de forma rápida em fábrica de produtos de cama, mesa e banho.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foi acionado na tarde desta sexta-feira (24) para combater um incêndio em uma fábrica de tecidos, localizada em um Distrito Industrial,  de Limoeiro de Anadia, às margens da AL-220, entre os povoados Pé Leve e Genipapo, no Agreste alagoano.

O incêndio, considerado de grandes proporções, mobilizou três viaturas e 13 militares do CBM/AL. Caminhões pipas também foram enviados para dar suporte no combate às chamas.

Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio, mas informações não oficiais apontam que faíscas de uma máquina de solda teriam atingido materiais inflamáveis e provocado à propagação do fogo. A fábrica trabalha com  a fabricação e venda de  diversos produtos como plásticos e artigos de cama, mesa e banho produtos considerados altamente inflamáveis.

Após um intenso trabalho, os Bombeiros conseguiram controlar o fogo e seguem fazendo o rescaldo no local. Ainda segundo informações do órgão, não há registros de feridos.


Detran/AL divulga lista dos serviços que estão disponíveis na internet

Portal de serviços do Detran oferece mais de 45 serviços online em diversas áreas – Foto: Agência Alagoas

 Garantir praticidade, conforto e agilidade para os usuários dos serviços do órgão são os principais objetivos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Atualmente, o site da autarquia (www.detran.al.gov.br) oferece mais de 45 serviços online em diversas áreas. Porém, de acordo com a base de dados do departamento, 50% dos usuários ainda se deslocam até os postos de atendimento da capital e do interior para resolver pendências que poderiam ser feitas via portal.

O presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, ressalta a importância da ferramenta disponibilizada e solicita aos cidadãos que antes de sair de casa, acessem o site da autarquia para verificar se o serviço pode ser resolvido de forma mais prática pela internet.

“É uma facilidade que oferecemos graças à tecnologia, em dias que é tão comum as pessoas estarem conectadas seja pelo computador ou pelos Smartfones. Ao acessar o site, o cidadão tem a possibilidade de desburocratizar, agilizar e resolver questões sem a necessidade de se deslocar, evitando filas e economizando tempo”, destaca o gestor.

Segundo a chefe de articulação regional do Detran/AL, Ana Fábia, o mês de janeiro também é considerado atípico, uma vez que a maioria das pessoas estão de férias e aproveitam esse período para resolver situações junto ao órgão o que ocasiona o aumento do fluxo nos postos avançados.

Confira a relação de alguns serviços essenciais que estão disponíveis pelo site do Detran/AL nas áreas de habilitação e veículo:

Habilitação

  • Consulta de CNH

  • Emissão de guia de CNH definitiva

  • Emissão de guia de renovação de CNH

  • Solicitação de 2ª via de CNH

  • Emissão de guia de faltoso

  • Emissão de guia de reteste

  • Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir P.I.D

  • Solicitação de Reciclagem Infrator/Reciclagem Preventiva

  • Emissão de guia para Mudança/Adição de Categoria

  • Agendamentos de provas teóricas e práticas de direção veicular,

  • Emissão de guia para exames de instrutores

  • Agendamento de requalificação de instrutores

Veículo

  • Consulta de veículo

  • Agendamento de vistoria

  • Emissão de guia de vistoria

  • Emissão de guia de Licenciamento (Amarelinha)

  • Emissão de guia para 2ª Via da CRV (Compra e Venda)

  • Emissão de guia para 2ª Via CRLV (Porte Obrigatório)

  • Emissão de guia para 1º emplacamento

  • Emissão de guia para transferência de propriedade

  • Emissão de guia para transferência de propriedade de outro estado

  • Emissão de guia de Licenciamento para outro estado

  • Emissão de guia para bloqueio administrativo

  • Emissão de guia para cancelamento de Gravame

  • Emissão de guia de infrações

De forma online, pode-se também agendar atendimento para orientações sobre o seguro DPVAT, verificar os procedimentos e documentos necessários para realização de diversos serviços, como também fazer consultas e verificar os valores das taxas. Além disso, é possível acessar o calendário de licenciamento anual, simular a prova teórica para habilitação e acessar informações estatísticas.

A direção do órgão reforça, que o Detran de Alagoas seguirá adotando medidas que facilitarão cada vez mais a vida da população e ainda no primeiro semestre desse ano, será lançado um novo portal que contará com uma área de segurança individualizada para o usuário proporcionando ainda mais conforto.

Dessa forma, ele receberá um login próprio com senha, e, através deste portal, ele terá permissão para entrar em áreas restritas que atualmente não é possível. Um dos benefícios da nova plataforma será a disponibilização do serviço de alteração de endereço, que no momento é apenas realizado de forma presencial nos postos de atendimento.

Em breve, serão divulgadas mais informações pelos canais oficiais do órgão e pela imprensa e em caso de dúvidas os usuários poderão entrar em contato com a Central de Atendimento pelos números 0800 082 0154 ou 3315-1533 e acompanhar as novidades do órgão pelas redes sociais.


Justiça barra resultado do Sisu e manda MEC comprovar correção de falha no Enem

Justiça barra resultado do Sisu e manda MEC comprovar correção de falha no Enem

Uma decisão liminar da Justiça Federal determina que o processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seja suspenso assim que as inscrições forem encerradas, o que na prática significa que os resultados não poderão ser divulgados na terça-feira (28).

Além disso, determina que o governo comprove que o erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi totalmente solucionado.

Um dos argumentos da Defensoria Pública no pedido foi o princípio da transparência. Ela alega que o processo de revisão dos erros de correção não foi claro o suficiente. “Há fortes indícios de que os candidatos sequer receberam uma resposta acerca de seu pedido de revisão das notas”, diz a DPU na petição.

Além disso a DPU diz que o erro na correção das quase 6 mil provas pode ter influenciado na nota dos demais participantes, já que a metodologia TRI considera a proporção de acertos e erros de todos os candidatos. Para a Defensoria, a solução do problema seria a revisão da nota de todos os inscritos no Enem.

“Tantas idas e vindas, tantas informações ditas para serem negadas em seguida causam insegurança. (…) É preciso que as pessoas recebam as informações sobre o que de fato ocorreu, e é isso que a decisão garante” – João Paulo Dorini, defensor público regional em São Paulo

AGU nega prejuízo

A AGU informou em nota que “não houve prejuízo aos candidatos depois de adotadas as soluções administrativas nos casos pontuais que estão sob análise da Justiça”.

“Assim como em outras ações que questionam as notas do Enem 2019, a instituição está prestando todos os esclarecimentos necessários sobre as medidas adotadas para manter a regularidade dos processos e evitar o prejuízo que eventual alteração de cronograma relacionado ao Sisu pode acarretar também para outras políticas na área de educação, como Prouni e Fies”, declarou a AGU.


Jovem de 16 anos é assassinado com golpes de arma branca em Paulo jacinto.

Jovem de 16 anos é assassinado com golpes de arma branca em Paulo jacinto – Imagem ilustrativa

Um adolescente de apenas 16 anos foi assassinado com golpes de arma branca ontem, quinta-feira (23), próximo ao Conjunto Santa Quitéria II, em Paulo Jacinto.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por populares que informaram sobre o ocorrido, chegando ao local, o jovem identificado como José Carlos Santos da Costa já estava sem vida.

A Polícia Militar fez o isolamento do local e acionou o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) para que os procedimentos cabíveis sejam tomados.


Mais de 5 mil motoristas podem ter a Carteira de Habilitação suspensa em Alagoas

Mais de 5 mil motoristas podem ter a Carteira de Habilitação suspensa em Alagoas – Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

Mais de 5 mil processos para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram abertos em Alagoas somente em 2019. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que aponta para um aumento de 70% do número de processos em relação ao ano anterior.

No total, 5.015 CNHs podem ser suspensas no estado nos próximos dias, número considerado recorde pelo órgão de trânsito. De acordo com o chefe de Controle de Infrações do Detran, Daniel Celestino, os processos são referentes aos condutores que acumularam 20 ou mais pontos em decorrência do cometimento de infrações no trânsito.

Além disso, há também os casos em que a conduta do motorista, por si só, já acarreta na suspensão da CNH, como é o caso da direção sob o efeito do álcool; realização de rachas; omissão de socorro e, no caso de motociclistas, o não uso do capacete.

“É um número que chama bastante atenção e o Detran vem acompanhando de perto esta situação. Esse aumento significativo do número de processos acontece em decorrência, entre outras coisas, da intensificação dos trabalhos de fiscalização por meio das equipes do Batalhão de Trânsito e da Lei Seca, por exemplo”, afirma Daniel Celestino.

Os condutores que tiverem a CNH suspensa precisam passar um período sem dirigir e ser submetidos a um curso de reciclagem de 30h – que pode ser feito na modalidade à distância. Após essa fase, o condutor faz uma prova teórica no Detran e, caso seja aprovado, tem a CNH desbloqueada e o direito de dirigir restabelecido.


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2020 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey