Whatsapp 82 99641-3231

Acadêmicos de enfermagem realizam cerimônia da lâmpada em Palmeira dos Índios

Por Cayo César

A tradição passada de ano em ano foi um marco novamente para o curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão.

 

A Cerimônia da Passagem da Lâmpada é uma homenagem à Florence Nightingale. A história conta que na Guerra da Criméia a enfermeira tratava os soldados feridos oferecendo-lhes palavras de apoio para que tivessem o conforto necessário para sua recuperação. As visitas eram feitas durante a escuridão nas noites, onde ela levava sua lâmpada de azeite. Essa rotina concedeu à Florence o título de ‘dama da lâmpada’, e marcou a profissão, que passou a usar a lâmpada como seu símbolo.

 

Todos os anos o curso de Enfermagem realiza a passagem da chama. O evento tem como objetivo transmitir experiências para os futuros profissionais. A chama de fogo contém simbolismo milenar e a passagem da lâmpada de um acadêmico para outro demonstra a continuidade da assistência de enfermagem.

 

Os professores Marisete, Hugo de Lira, Mosabelle Brasileiro, Dalmarcia, Rudja e Yolanda acompanhados da Coordenadora de Enfermagem, Alayde Ricardo, participaram da cerimônia. De acordo com a professora de enfermagem, Enf. Mosabelle Brasileiro, a simbologia da lâmpada deve ser sempre relembrada pelos acadêmicos, futuros profissionais, do carinho, atenção e do cuidado que o enfermeiro deve ter ao tratar seus pacientes. “De acordo com a missão do CESMAC, os alunos possuem a responsabilidade de serem agentes de transformação no seu espaço de atuação profissional. A passagem da lâmpada é um momento muito especial e representativo, que simboliza essa transição da área de atuação e o comprometimento com a qualidade da saúde”.

 

No Brasil, a Cerimônia de Passagem da Lâmpada remonta a 1925, ano em que ocorreu a formatura da primeira turma de enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Instituto Nacional de Música, quando a lâmpada acesa passou de mão em mão entre as alunas dos anos anteriores até chegar às mãos das formandas da turma denominada “As Pioneiras”. Desde então vem sendo uma representação constantes nos ritos da profissão.

 


Previsão do tempo aponta quinta e sexta chuvosas em Alagoas

A previsão do tempo fornecida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) aponta que nesta quinta e sexta-feira (18), Alagoas terá grande probabilidade de chuva em todo seu território.

Ainda segundo a Semarh, há uma média de 90% de chance de chover forte no Litoral. Já no Sertão, essa porcentagem chega a 57%.

Veja a previsão:

Condição Atual:

Previsão do Tempo Temp. Mínima Temp. Máxima UR Mínima UR Máxima IUV Direção Vento Intensidade Vento Região em Destaque
Agreste

Variação de Nebulosidade
Nebulosidade variável e chuva ocasional durante o período
23º 30º 69 % 93 % Sudeste Fraco
Baixo do São Francisco

Instável
Tempo instável com chuva durante o período, principalmente no norte da região.
25º 29º 68 % 89 % Sudeste Fraco
Litoral

Instável
Tempo instável com chuva durante o período, principalmente no norte da região
25º 29º 70 % 99 % Sudeste Fraco
Sertão

Variação de Nebulosidade
Nebulosidade variável e chuva ocasional durante o período
22º 31º 45 % 90 % Sudeste Fraco
Sertão do São Francisco

Variação de Nebulosidade
Nebulosidade variável e chuva ocasional durante o período
22º 32º 57 % 99 % Sudeste Fraco
Zona da Mata

Instável
Tempo instável com chuva durante o período, principalmente no norte da região.
24º 28º 65 % 90 % Sudeste Fraco

 


SAMU é acionado para socorrer feridos e viatura acaba apedrejada

SAMU

Dois irmãos entraram em discussão e começaram a se agredir fisicamente, na tarde desta terça (15), no Sítio Furnas, em Arapiraca. Durante a briga, o homem e a mulher não pouparam pontapés, socos e arranhões. A polícia não foi acionada, mas populares ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para os primeiros socorros.

 

Quando a equipe parou e começou a fazer o atendimento à mulher, o irmão começou a perguntar por que ele não foi atendido primeiro. A equipe tentou explicar que sua vez chegaria, mas o homem não se conformou. Aparentemente embriagado, começou a atirar pedras na viatura médica, danificando o veículo.

 

Não deu outra! A polícia foi chamada para conter o vândalo e agressor. Ele foi levado para a Central de Polícia de Arapiraca.

Fonte: 7 Segundos


Polícia Civil elucida crime de homicídio em Craíbas

Polícia Civil Alagoas

PC/AL

A equipe de policiais civis do 62º Distrito Policial (62ºDP) de Craíbas, sob o comando do delegado Thiago Prado, elucidou mais um crime de homicídio ocorrido na Zona Rural do município.

De acordo com a autoridade policial, o idoso José Odilon Ferreira da Silva, 76 anos, foi identificado como autor do disparo de arma de fogo que vitimou José Antônio da Silva, 31 anos de idade, neste sábado (12), no Sítio Lagoa Nova.

Segundo as investigações, José Antônio era ex-marido da filha de José Odilon, e o crime teria sido motivado após José Odilon presenciar José Antônio agredindo sua filha com golpes de faca peixeira.

“José Antônio já tinha desferido cinco facadas na ex-mulher, quando foi flagrado pelo idoso, que ao ver sua filha sendo esfaqueada, pegou uma espingarda e deflagrou apenas um tiro contra seu genro, que veio a óbito”, explicou o delegado.

Os policiais civis conseguiram localizar, nesta terça-feira (15), a arma de fogo utilizada no homicídio. José Odilon também foi encontrado e encaminhado para o 62ºDP.

Em depoimento o idoso ressaltou que foi necessário atirar em José Antônio para defender sua filha, que acabou sendo atingida com cinco facadas na região dos seios e das costas.

Ela foi socorrida e levada para a Unidade de Emergência de Arapiraca, onde foi  submetida a um procedimento cirúrgico e não corre risco de morte.

As investigações apontaram que José Antônio havia premeditado matar sua ex-mulher e que portava todos os documentos pessoais em uma mochila, pois pretendia fugir em uma moto logo após a prática do homicídio.

O delegado informou ainda que José Antônio possuía mandado de prisão em aberto, expedido pela comarca de Major Isidoro, por ter matado a facadas o próprio irmão, José Cícero.

José Odilon foi indiciado pelo delegado Thiago Prado pelo crime de homicídio simples.


Menina de 13 anos morre atropelada por ônibus em Major Izidoro

Na noite desta segunda-feira (14), uma menina de 13 anos morreu após ser atropelada por um ônibus no bairro Alto do Cruzeiro, em Major Izidoro, no Sertão alagoano. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Identificada como Maria Edwarda dos Santos Tenório, a garota estaria mexendo no celular enquanto atravessava a rua Tributino Wanderley e não percebeu a aproximação do veículo.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca.

O condutor do veículo fugiu do local, mas já teria sido identificado e deverá ser intimado junto com outras testemunhas para comparecer à Delegacia Distrital de Polícia (51ª-DP) que investigará as circunstâncias em que o acidente aconteceu, sob coordenação do delegado José Rosivaldo Vilar.


Em Palmeira, Operação Lei Seca autua 57 condutores por irregularidades de trânsito

PM/AL

Equipes de militares pertencentes ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em conjunto com a equipe de Inteligência e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizaram mais uma Operação Lei Seca, na noite de sábado (12) e madrugada deste domingo (13), em Palmeira dos Índios.
As ações ocorreram na Avenida Vieira de Brito e resultou na confecção de 57 Autos de Infrações por diversas irregularidades de trânsito; como também, no recolhimento de três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s); em uma recusa ao teste de alcoolemia; e duas medida administrativa por conta de o resultado ter dado entre 0.05 a 0.33 mg/L; além do flagra de 17 condutores inabilitados.
Mais de 142 veículos, e seus respectivos condutores e ocupantes, foram abordados na ação que objetiva conscientizar e fiscalizar o perigo que a bebida e direção representam para o trânsito.