82 99641-3231

Uso do Aeroclube como depósito de lixo assusta população palmeirense.

aqui achei

O acumulo de lixo espalhado na zona urbana e rural de Palmeira dos índios tem sido alvo de muitas criticas contra o prefeito Julio Cesar já que a coleta agenda pela secretária de Urbanismo não está sendo cumprido o que acarreta uma série de problemas como: espalhamento de detritos pelas ruas, praças e outros logradouros públicos, através da grande quantidade de cães soltos na cidade ou por outros animais como cavalos, burros, bodes e bois que são vistos passeando pelo centro e bairros, sem nenhuma providencia a ser tomada para recolher os bichos, além de contribuir para a proliferação de insetos, como baratas, ratos e moscas e ainda do mosquito transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya.

Não bastassem esses problemas, a população palmeirense denuncia o uso de uma quadra antiga do Aero Clube (antigo clube social de Palmeira) para armazenar centenas de sacos de lixo, resultado da coleta que é feita na cidade todos os dias.

O temor dos denunciantes é que esse lixo estocado sirva como habitar dos insetos e torne mais exposta a doenças, a saúde dos palmeirenses.

(escute áudios e veja fotos).


Palmeira dos Índios é um dos maiores produtores de mel de Alagoas.

aqui achei
Antílio Novais, presidente da APAMEL (Associação de Apicultores de Palmeira dos Índios)

Palmeira dos Índios é um dos municípios com maior produção de mel de abelha de Alagoas. É o que afirmou o presidente da APAMEL ( Associação de Apicultores de Palmeira dos Índios) Antílio Novais, em entrevista ao programa Nosso Encontro da rádio Sampaio 94.5 FM, na manhã desta quinta-feira.

Atualmente são 12 famílias que dependem dessa atividade no município e que ocupa uma área restrita para a criação de abelhas italianas. “Já tivemos um numero maior de apicultores, mas em vista da seca que durou cinco anos (as abelhas precisam de água) e o desmatamento praticado na região (abelhas precisam do néctar das flores), os pequenos criadores, sem apoio do poder publico, desistiram e reduzimos nossa produção que era de 12 toneladas mês, para atuais 4 toneladas”, assegurou Antilio.

A APAMEL é registrada e o mel produzido por ela é cem por cento natural e passa por uma rigorosa fiscalização do Ministério da Agricultura e por instituições  ligadas ao Ministério da Saúde. “Parcela do mel produzido pela associação vai para a merenda escolar e órgãos que cuidam de idosos e deficientes em Palmeira dos Índios e outra parcela é comercializada no mercado local”, finalizou.


Defesa civil faz alerta por SMS e mais de 50 mil alagoanos já se cadastraram.

aqui achei

Mais de 50 mil usuários já cadastraram seus CEPs para receber mensagens SMS da Defesa Civil Nacional em Alagoas. No país já são 6,1 milhões ao todo. Os cinco estados que se destacam com maior número de cadastros são, na sequência, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

A importância dos alertas também levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a buscar outras formas para fazer com que as mensagens cheguem à população. Está em testes o envio desse conteúdo via TV por Assinatura e sem a necessidade da realização de cadastro. A expectativa é que a novidade seja implementada ainda neste semestre. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destaca que as iniciativas podem ajudar a poupar vidas e a diminuir os impactos dos desastres. “A tecnologia nos possibilita o envio de alertas e, a partir deles, os brasileiros podem ser informados e se prevenirem com antecedência”, explicou.

Sempre que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada aos números cadastrados. Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do MDR, resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 11 mil alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil.

O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como utilizar

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o Brasil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP. E se o usuário quiser saber quais CEPs estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.


Terremoto de 6,1 graus deixa seis feridos em Taiwan

aqui achei
Terremoto atinge Taiwan e deixa feridos / Foto: Tyrone Siu/Reuters

O Centro de Operações de Emergência de Taiwan informou nesta quinta-feira (18) que o terremoto de magnitude 6,1 graus que atingiu a cidade oriental de Hualien, a cerca de 200 quilômetros de Taipé, deixou pelo menos seis feridos, forçou a suspensão do transporte público e afetou a estrutura de dois edifícios, que inclinaram.

Segundo o órgão, o tremor afetou vários edifícios e causou interrupções no fornecimento de água.

Veículos de imprensa locais informaram também sobre vazamentos de água e gás em toda a ilha, do desabamento de vários pontos da estrada Suhua, que percorre o leste de Taiwan, e do fechamento temporário do aeroporto internacional de Taoyuan.

Além disso, o trem de alta velocidade de Taiwan e o metrô de Taipé foram obrigados a interromper suas operações.

O primeiro-ministro taiuanês, Su Tseng-chang, declarou que, após uma grande preocupação, se sentiu “aliviado” ao ver que o forte terremoto não tinha deixado vítimas mortais.

De acordo com o Escritório Central de Meteorologia da ilha, o tremor ocorreu a 18,8 quilômetros de profundidade às 13h01 local (2h01, em Brasília).

Além do terremoto, foram sentidas mais três réplicas.

Os meteorologistas ilhéus preveem várias réplicas nos próximos dias, incluída uma de magnitude maior de cinco, mas o epicentro destes tremores está em uma zona pouca habitada.

Em 4 de fevereiro de 2018, um terremoto de 6,4 graus de magnitude na escala de Ritcher atingiu Hualien e deixou 17 mortos.

Fonte: R7


Bombeiros capturam cobra dentro de residência em União dos Palmares

aqui achei
(Imagens da internet)

O Corpo de Bombeiros conseguiu capturar, na tarde desta terça-feira, 16, uma cobra dentro de uma residência na Rua Boa Vista, cidade de União dos Palmares, zona da mata alagoana.

Informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros dão conta que a serpente estava no quintal da casa quando a guarnição, composta por três militares, chegou ao local. Os bombeiros realizaram a captura e a soltaram posteriormente em uma área de reserva.

 

 

Fonte: Alagoas 24 horas


Previsão mostra tempo com chuvas passageiras e domingo de sol em Alagoas.

aqui achei
Previsão aponta máxima de 34º C no Sertão de Alagoas
(Foto: TNH1)

A previsão para o final de semana mostra chuvas passageiras na região do Litoral e tempo aberto, com sol, no domingo (14). De acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a sexta-feira (12) ainda pode contar com chuvas leves no Litoral Norte e parte da região da Zona da Mata.

No sábado (13), o tempo deve apresentar chuvas passageiras, intercaladas com períodos secos em todo o Litoral e Zona da Mata. Agreste e Sertão tendem a ficar com o céu parcialmente nublado. A temperatura máxima no Litoral deve chegar aos 31° C no sábado. No Agreste e Sertão, as máximas devem atingir 33° C e 34° C, respectivamente.

O domingo em Maceió, no Litoral, Agreste e Sertão deve ter predominância de sol, intercalados com tempo seco. A capital alagoana deve registrar 31° C de máxima, enquanto Agreste e Sertão podem chegar a 31° C e 34° C, respectivamente.

A previsão do tempo pode ser conferida diariamente em www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao, bem como no aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível para a plataforma android.

 

Fonte: TNH1


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2019 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey