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Sisu abre inscrição para vagas do primeiro semestre de 2017

As incrições para a primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas na madrugada desta terça-feira (24) e vão até sexta-feira (27). As inscrições devem ser feitas no site http://sisu.mec.gov.br/.

Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando os pesos específicos de cada opção. A primeira nota de corte será divulgada à 1h desta quarta-feira (25), no site do Sisu.

No primeiro semestre de 2017, serão 238.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Segundo o MEC, o aumento de vagas foi de 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.

CALENDÁRIO DO SISU

  • Inscrições: 24 a 27 de janeiro
  • Chamada regular: 30 de janeiro
  • Prazo para entrar na lista de espera: 30 de janeiro a 10 de fevereiro
  • Matrícula da chamada regular: 3 a 7 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 16 de fevereiro

Dúvidas sobre o Sisu

Abaixo 13 dúvidas básicas que mostram quais são os passos essenciais para participar do processo que utiliza a nota do Enem.

Veja a lista de dúvidas respondidas nesta reportagem:

  • Como funciona o sistema?
  • Qual o prazo e como fazer a inscrição?
  • É preciso ter nota mínima?
  • Qual a diferença de ampla concorrência e ações afirmativas?
  • Sempre vale a pena disputar vagas pela lei de cotas?
  • Minha nota no Enem será a mesma em todas as universidades?
  • O que é a nota de corte que aparece em cada curso?
  • Como escolher a primeira e a segunda opção de curso?
  • Como usar a ‘classificação parcial’?
  • Quando sai o resultado?
  • Como funcionam as listas de espera?
  • Terei nova chance no segundo semestre?
  • O que fazer em caso de problemas técnicos?

Como funciona o sistema?

O Sisu seleciona os candidatos considerando as notas no Enem, divulgadas na última quarta-feira (18). Podem participar deste primeiro semestre, qualquer pessoa que tenha feito uma das três edições do Enem em 2016. São oferecidas 238.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Segundo o MEC, o aumento de vagas foi de 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Qual o prazo e como fazer a inscrição?

Até as 23h59 desta sexta-feira (27) é possível fazer a inscrição e mudar as escolhas quantas vezes o estudante quiser. O candidato deve acessar o site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/) e preencher os campos com número de inscrição no Enem 2016 e senha. Em seguida, é possível visualizar as notas no exame – divididas pelos campos de conhecimento.

Para fazer a inscrição, após visualizar seu desempenho, o estudante deve realizar uma busca por curso, instituição de ensino ou cidade. Ele precisa indicar a primeira e a segunda opção de curso a que deseja concorrer.

É preciso ter nota mínima?

Sim, algumas instituições estabelecem uma nota mínima para candidatos às suas vagas. O estudante precisa ficar atento porque algumas universidades definem pesos diferentes para cada área de conhecimento. Um curso de física, por exemplo, pode dar mais peso à nota de ciências da natureza.

Por isso, caso não tenha atingido a nota para determinada vaga, o sistema avisará que não é possível concluir o processo.

Qual a diferença de ampla concorrência e ações afirmativas?

As ações afirmativas estão garantidas pela lei federal prevê quatro tipos de cotas: alunos de escola pública; para alunos de escola pública que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo; para alunos de escola pública que se declarem negros, pardos ou indígenas; e para alunos de escola pública que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo e também se declarem negros, pardos ou índios.

O candidato deve optar, na inscrição, se deseja participar das vagas reservadas pela lei de cotas ou se concorrerá pelas demais.

Desta parcela de vagas reservadas a quem estudou em escola pública, metade é destinada àqueles com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Também há critérios de cor ou raça – para pretos, pardos e índigenas, de acordo com a parcela que representam na população na unidade da Federação onde a faculdade se encontra. O dado pode ser consultado no último Censo divulgado.

Algumas universidades podem, além das cotas, adotar um bônus como forma de ação afirmativa. Nesse caso, o estudante entra no grupo de ampla concorrência e sua nota recebe a bonificação estipulada pela instituição de ensino.

É essencial que o candidato que disputará vagas de cotas tenha a documentação que comprove o seu direito. Caso seja convocado e não mostre os papéis requisitados pela universidade, perderá a vaga.

Sempre vale a pena disputar vagas pela lei de cotas?

Não. É preciso verificar as notas de corte. Como elas variam de acordo com o desempenho dos inscritos para cada vaga, não é possível garantir que cotistas terão mais facilidade para ser aprovados do que os candidatos da ampla concorrência. Por isso, às vezes vale a pena “abrir mão” por uma nota de corte menor.

Minha nota no Enem será a mesma em todas as universidades?

Não necessariamente. Cada universidade pode atribuir pesos diferentes às disciplinas, ou seja, o mesmo candidato pode ter uma nota mais alta em uma universidade e mais baixa em outra. Esse cálculo da nota no Sisu tem como base espécies de “bonificações” que o sistema aplicará automaticamente sobre a nota obtida no Enem 2016.

O que é a nota de corte que aparece em cada curso?

Ao buscar cursos no sistema, o estudante encontra a nota de corte já calculada. Ela foi baseada no desempenho do último candidato que seria aprovado, de acordo com o número de vagas. Por exemplo: em um curso que oferece 30 vagas, a nota de corte será a nota do 30º candidato com melhor desempenho, dentre os que se inscreveram nesta opção.

Essa nota de corte é dinâmica e varia de acordo com a procura pelos cursos. O MEC reforça que as notas de corte são apenas uma referência para auxiliar o estudante no processo de escolha de cursos. Mesmo estando acima da nota mínima, pode ocorrer que o candidato não seja aprovado porque o sistema é dinâmico e recebe novas inscrições ao longo do dia.

Como escolher a primeira e a segunda opção de curso?

A primeira opção deve ser o que o candidato prefere cursar. A segunda opção deve ser o que aceitaria estudar, mas não consiga a primeira opção.

Isso porque, caso o candidato seja aprovado tanto na primeira quanto na segunda opção, ele não poderá fazer a escolha: só terá como se matricular naquele curso que foi indicado em primeiro lugar. Por isso, é importante realmente colocar em primeiro o que for mais desejado.

Caso a pessoa só seja aprovada na segunda opção, ela pode continuar concorrendo por uma vaga no curso indicado como prioritário.

Se o candidato não for aprovado em nenhuma das duas opções, ele só poderá concorrer a vagas na reclassificação relativas ao primeiro curso indicado.

Tanto na primeira quanto na segunda opção, o candidato deve tentar fazer uma escolha consciente e apontar cursos em que realmente tenha chance de ser aprovado. Uma forma de se guiar nesse momento é examinar as notas de corte parciais divulgadas no Sisu. Caso sejam muito distantes daquela alcançada pelo estudante, a chance de ser convocado diminui – ou seja, não compensa “gastar” sua inscrição em algo que parece tão distante.

Como usar a ‘classificação parcial’?

Após escolher o curso, o sistema exibe a chamada “classificação parcial”. Ela funciona como uma referência que auxilia o candidato a entender se tem ou não chances de ser aprovado. Ele pode estar, por exemplo, em 38º em um curso de 30 vagas. Ou seja: 8 pessoas precisam mudar suas escolhas para que ele consiga a vaga na primeira chamada (ou que oito não se matriculem e ele tenha manifestado interesse na lista de espera).

Quando sai o resultado?

O Sisu divulgará a única lista de aprovados no dia 30 de janeiro. As matrículas serão feitas entre os dias 3 e 7 de fevereiro.

Como funcionam as listas de espera?

Caso estudantes convocados na lista do Sisu não façam a matrícula ou desistam posteriormente dela, podem abrir novas vagas no curso. Elas serão disputadas pelos candidatos que indicaram aquele curso como primeira opção no sistema.

Para concorrer a uma dessas vagas, o estudante deve manifestar interesse em participar do processo seletivo. Entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro, precisam entrar no portal do Sisu para formalizar o pedido.

Caso haja vagas, a convocação será feita pelas próprias universidades, a partir de 16 de fevereiro – não mais pelo portal. Cabe a cada candidato ficar atento ao calendário da faculdade pretendida.

Terei nova chance no segundo semestre?

Haverá uma segunda edição do Sisu ainda em 2017, que tomará como base as mesmas notas do Enem 2016. Todos os que fizeram o exame e não zeraram a redação podem participar novamente do processo, mesmo que já estejam matriculados em alguma universidade.

É importante verificar nos editais dos cursos se haverá oferta de vagas para o segundo semestre. Alguns são anuais e só abrem processos seletivos uma vez ao ano.

O que fazer em caso de problemas técnicos?

Se o candidato tiver dificuldades para fazer a inscrição, deve ligar para o 0800-616161. É comum que o problema esteja no computador usado pelo estudante. Vale a pena tentar em outras máquinas ou mudar o navegador do computador.

É recomendado não deixar para fazer a inscrição em cima da hora: problemas técnicos podem acontecer no site do Sisu e o candidato passará a correr o risco de perder a oportunidade de concorrer.


Uncisal divulga nomes de aprovados no vestibular 2017; confira a lista

A lista dos aprovados no vestibular 2017 da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi divulgada no final da tarde desta segunda-feira (23). Clique aqui para ter acesso.

A instituição afirmou que também colocou a relação no quadro de avisos da sede da universidade, localizada no bairro do Trapiche, em Maceió.

Os aprovados devem ficar atentos ao prazo para matrícula, que acontece entre os dias 24 e 27 de janeiro, na Controladoria Acadêmica da Uncisal, de 8h às 14h.

No ato da matrícula, é preciso apresenta original e cópia do histórico escolar do Ensino Médio, crtificado de Conclusão do Ensino Médio ou documento equivalente, cédula de identidade, CPF, título de eleitor com comprovante de votação na última eleição, certidão de nascimento ou casamento e, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos, prova de quitação com o serviço militar, além de uma foto 3×4 recente.

Para aqueles que optaram pelo sistema de cotas, também é preciso apresentar, além do histórico do Ensino Médio, também o do Ensino Fundamental, e comprovar que cursaram e concluíram exclusiva e integralmente, os quatro últimos anos do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e do Ensino Médio (1º ao 3º anos) em escola pública ou Cenecista.

Os candidatos aprovados que concluíram o Ensino Médio através de Exame Supletivo devem apresentar, além do comprovante de conclusão do Ensino Médio, uma declaração devidamente assinada, que comprove que o aluno não cursou o Ensino Fundamental ou Médio em instituição particular.

O processo seletivo ofereceu 490 vagas em 10 cursos, sendo cinco deles de bacharelado e cinco superiores tecnológicos. A Copeve, responsável pelo certame, informou que foram 5.268 inscritos para vagas em ampla concorrência e 1.824 para vagas em cotas.

Foram disponibilizadas vagas nos cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Radiologia, Sistemas para Internet, Segurança no Trabalho, Gestão Hospitalar e Tecnologia de Alimentos.


Matrículas de novatos da rede estadual iniciam nessa quarta-feira

Antes disso, pais ou responsáveis devem consultar a escola a qual o aluno foi selecionado entre os dias 25 e 27 de janeiro

Após a efetivação da pré-matrícula online, onde puderam escolher até três opções de escolas, é chegada a hora de pais ou responsáveis confirmarem a matricula dos novatos da rede pública estadual. Entre os dias 25 e 27 de janeiro, eles devem comparecer pessoalmente à unidade para qual foram selecionados para entregar a documentação necessária e confirmar a matrícula. A medida é essencial para garantir a vaga na instituição de ensino.

Para conferir em qual unidade escolar o estudante foi escolhido, basta acessar o site http://matriculaonline.al.gov.br/pre-matricula.html. O período para a consulta é o mesmo, também entre os dias 25 e 27 de janeiro.

“Os pais devem acessar o site e realizar a consulta da escola, inserindo o número de protocolo que foi gerado durante a pré-matrícula online. Caso ele não tenha mais o número do protocolo, a consulta também é possível com o preenchimento do nome dos pais e do estudante”, explica a supervisora de Documentação e Vida Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O não comparecimento à escola indicada pelo sistema dentro do prazo culminará na perda da vaga, que será automaticamente destinada à comunidade.

Documentação

Para efetivar a matrícula do estudante presencialmente, os pais ou responsáveis devem levar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia); CPF do aluno (original e cópia); Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão /Transferência (original) da última Unidade de Ensino em que estudou emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias; Original e cópia do RG e CPF do responsável legal, no caso de candidato(a) menor de 18 anos.

Entre a documentação obrigatória consta ainda o laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); original e cópia do comprovante de residência atualizado; duas fotos 3×4; cartão de vacinação atualizado para os alunos do 1º ao 5º ano; parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental; cartão do Programa Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário; cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia); declaração de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola que oferta ensino integral, matutino e vespertino, assinado pelo estudante, ou seu responsável; termo de autorização do uso da imagem assinado pelos pais/responsáveis (para estudantes menores de 18 anos); histórico médico escolar.


Procon alerta: materiais escolares devem conter selo do Inmetro

Produtos que possuem o selo dão garantia de que foram aprovados nos itens de segurança

Com o período de compra de materiais escolares, o Procon de Palmeira dos Índios faz um importante alerta a pais e responsáveis na hora de escolher os produtos da lista de material. É necessário que os itens possuam o selo que identifica a conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), evidenciando que foram aprovados nos itens de segurança.

 

Desde março de 2015, os materiais escolares possuem obrigatoriamente um selo de segurança, avaliados pelo Inmetro.

 

A medida evita acidentes que envolvem os produtos, alegando que todos devem passar por testes químicos, mecânicos, toxicológicos e biológicos.

 

Com a certificação, acidentes que possam colocar em risco a segurança de crianças são evitados. O selo deve ser afixado na embalagem. “O selo garante ao consumidor uma segurança, demonstrando que o produto passou por ensaios de laboratório e atendeu aos requisitos de segurança estabelecidos, isso é, de extrema importância, principalmente por serem utilizados por crianças”, afirma o superintendente do Procon, João Neto.

 

Se o material vendido for à granel (canetas, lápis, lapiseiras), a embalagem deve estar exposta próxima ao produto para que o consumidor identifique corretamente o selo.

 

Comerciais cujos produtos não possuírem selo do Inmetro poderão ser penalizados com notificações, apreensão do produto e multas. O consumidor que encontrar irregularidades deve entrar em contato com o Procon  que fica localizado na Praça da Independência no centro de Palmeira dos Índios e formalizar a denúncia.


PGE divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

O resultado dos aprovados será divulgado até o final da semana

A Procuradoria Geral do Estado divulga nesta terça-feira (17) o gabarito preliminar e a prova aplicada no processo seletivo para estagiário de Direito. As provas aconteceram simultaneamente em Maceió, no Centro Universitário Tiradentes, e em Arapiraca, no antigo prédio da Cesama. Foram 50 questões de múltipla escolha. Os candidatos disputam 11 vagas, sendo nove na capital e duas no interior.

 O resultado dos aprovados será divulgado até o final da semana. O processo seletivo está sob a responsabilidade do Centro de Estudos da PGE. A vigência do concurso é de um ano a partir da homologação do resultado. Durante a aplicação das provas, o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, fez questão de visitar as salas para acompanhar a participação dos candidatos.

 Após a divulgação do gabarito os candidatos têm dois dias úteis para protocolarem recursos às questões da prova objetiva. Ainda segundo o edital, não serão aceitas interposições de recursos por via postal, fax, correio eletrônico ou fora do prazo.

 O gabarito divulgado poderá ser alterado em função dos recursos impetrados e a prova será corrigida de acordo com o gabarito definitivo. Como é comum em concursos públicos, qualquer questão da prova que venha a ser anulada terá a sua pontuação atribuída a todos os candidatos, não cabendo recurso a esta decisão. Veja abaixo a prova aplicada e o gabarito ou visite o site www.pge.al.gov.br


Enem 2016: Inep divulga notas nesta quarta (18)

Com resultado, candidatos poderão disputar vagas no ensino superior público e concorrer a bolsas na rede privada.

s notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 serão divulgadas nesta quarta-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A princípio, elas seriam divulgadas somente na quinta (19), mas o governo resolveu antecipar o resultado. O ministro da Educação, Mendonça Filho, deve conceder uma entrevista à imprensa sobre o Enem às 11h.

Para consultar a nota do Enem, o candidato deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Serão liberadas as notas de cada uma das provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil.

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As datas de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 devem ser divulgadas nesta quarta. Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 poderão concorrer a vagas pelo sistema.

Em seguida ao Sisu, o MEC abre inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada, a partir do desempenho no Enem e da situação socioeconômica do candidato.

Com a nota do Enem, também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda não dá datas para abertura de inscrições em ambos os programas.

Candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Mudanças no Enem 2017

Nesta quarta também está prevista a abertura da consulta pública sobre a edição de 2017 do Enem. O MEC estuda maneiras de economizar na realização do próximo exame. Entre as decisões já tomadas está eliminar uma das funções do Enem: a certificação de conclusão do ensino médio. A partir deste ano, pessoas maiores de 18 anos que não terminaram o ensino médio na idade regular deverão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Inep afirmou ao  que ainda não há informações sobre por quanto tempo a consulta ficará no ar, mas que uma portaria definindo as regras da consulta pública será divulgada nos próximos dias no “Diário Oficial da União”.


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