82 99641-3231

Rede estadual oferta mais de 13 mil vagas para a Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou o calendário de matrículas de alunos novatos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esta modalidade, são ofertadas mais de 13 mil vagas em todo o estado. A pré-matrícula acontece de forma online, no endereço eletrônico http://matriculaonline.al.gov.br/ entre os dias 22 e 25 deste mês. O resultado também será divulgado no link acima, no período de 4 a 8 de fevereiro.

São ofertadas vagas apenas para os períodos de entrada: 1º e 5º períodos do turno diurno do Ensino Fundamental, 1º e 6º períodos do turno noturno do Fundamental e 1° Período do Ensino Médio.

Em todo o estado, 170 escolas abrangem turmas de EJA, distribuídas entre as 13 Gerências de Regionais de Educação (Geres). Os interessados podem consultar as escolas disponíveis na cidade onde moram clicando aqui.

Estão aptos a se matricularem na modalidade EJA pessoas com, no mínimo, 15 anos, que interromperam os estudos e desejam retomá-los. “A EJA representa o resgate aos sonhos outrora negados. Os estudantes terão acesso aos conhecimentos construídos pela sociedade ao longo dos anos e, assim, terão oportunidade de qualificação e a possibilidade de conquistar melhores empregos”, comenta a supervisora de Educação de Jovens e Adultos, Mônica Sarmento.

A inscrição

Para fazer a pré-matrícula online, o candidato deverá informar seu nome completo, data de nascimento, sexo, CPF, endereço completo (com CEP), telefone fixo e móvel (se possuir), nome da mãe e pai ou responsável legal (caso menor de 18 anos), rede escolar de origem, período que deseja cursar, turno em que deseja ser matriculado, declarar se possui deficiência e selecionar até três escolas desejadas (duas obrigatórias e uma optativa).

Pontos de apoio

Para os candidatos que não têm acesso a computadores com internet, as 13 Geres funcionarão como ponto de apoio. Os interessados deverão se dirigir às Gerências com os dados acima para a realização da pré-matrícula.

Períodos intermediários

Para estudantes dos períodos não listados acima, a matrícula ou rematrícula acontece de forma presencial, na própria escola. O interessado deve estar munido de originais e cópias da certidão de nascimento/casamento ou RG e CPF do aluno; histórico escolar ou declaração de conclusão/transferência original, emitida em um prazo máximo de 30 dias, da última unidade de ensino em que estudou; RG e CPF do responsável legal, caso menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências, se for o caso; comprovante de residência atualizado (original e cópia); duas (02) fotos 3×4; e cartão do Bolsa Família, caso seja beneficiário (original e cópia).


Alunos de escola pública em Maceió conquistam quase nota máxima na redação do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, na sexta-feira (18), o acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitas escolas da rede estadual comemoram o sucesso de seus estudantes naquela que é considerada a mais difícil prova do Enem, a redação. Dentre elas, está a Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa, que teve alunos com nota superior a 900 pontos. Bianca Alice Godoy, Elidiane Karolyne Oliveira, Eduardo Weslley e Kamilla Abely são alguns destes alunos.

Alcançando 980 pontos, Kamilla Abely saiu de sua cidade, Arapiraca, e passou a estudar na Camerino ano passado, o último de sua vida escolar no ensino básico. A estudante afirma que, apesar de toda a prática e estudo depositados na disciplina de redação, a nota foi recebida com surpresa. Para ela, a alta pontuação é resultado de produções textuais constantes dentro e fora da sala de aula, extenso repertório de assuntos cotidianos e incentivo da professora de redação.

“Ao ver que tinha conseguido tirar 980 na redação fiquei muito animada. Mesmo com as diversas redações que produzimos durante o ano passado, todas as leituras que fiz e estando atenta às notícias, sempre bate um nervoso, principalmente nos minutos que antecedem a saída do resultado. Fiquei satisfeita com minha nota, ver que meu esforço foi recompensado é uma sensação incrível”, relata Kamilla, que deseja cursar Jornalismo.

Bianca, Elidiane, Kamilla e Eduardo Wesley comemoram sucesso na redação | Agência Alagoas

 

Perseverança – Eduardo Weslley, que alcançou 940 pontos na redação, sonha cursar Psicologia. Ele conta que já tinha participado do Enem anteriormente e a experiência serviu para impulsionar a vontade de tirar uma nota maior que a conquistada na edição passada.

“O ano passado foi um ano atípico, tive que encarar diversos desafios. A matéria que eu mais foquei em 2018 foi redação e eu acredito que eu consegui alcançar essa nota porque fiz disso uma meta da minha vida. Eu não acreditei quando vi minha nota, fiquei muito feliz por ter conseguido uma pontuação tão boa”, diz o estudante.

Bianca Godoy e Elidiane Karolyne, com 960 e 940 pontos respectivamente, partilham da ideia de que é preciso produzir dissertações argumentativas constantemente para que haja melhora da qualidade de tais produções. “Além de todo o repertório que necessitamos ter para dominar o tema da redação, é preciso praticar sempre. Aqui na escola, fazíamos em média duas redações por semana, dessa maneira ficou mais fácil para que conquistássemos notas satisfatórias”, expõe Elidiane Karolyne.

A professora de língua portuguesa da unidade, Lucilene Rodrigues, afirma que o mérito de um bom resultado parte da vontade e esforço dos próprios alunos. “Me sinto muito satisfeita quando vejo que meus alunos tiraram notas boas. Para tirar uma nota de excelência como eles tiraram é preciso ter força de vontade e os quatro sempre demonstraram ter esse diferencial. Aliado a isso, eles tinham muita organização, planejamento e horas de estudo realizadas, então a nota é consequência do que eles fizeram ao longo desses últimos meses”, conta a docente orgulhosa.

 


Sisu 2019 abre na terça inscrições para 235 mil vagas no ensino superior

As inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem nesta terça-feira (22) e vão até sexta-feira (25). Os candidatos devem se inscrever pelo site http://sisu.mec.gov.br/.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste primeiro semestre, serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. Essa é a primeira vez desde o lançamento do Sisu em que há redução no número de vagas oferecidas.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O resultado do Enem foi divulgado na última sexta (18); veja como consultar a nota.

Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mudanças na lista de espera

Este ano, uma das novidades é com relação a lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou.

Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir “maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu.”

A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Calendário do Sisu 1º semestre de 2019

  • Inscrições: 22/1 a 25/1
  • 1ª chamada: 28/1
  • Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
  • Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

Inep divulga notas do Enem nesta sexta-feira (18)

Nesta sexta-feira (18), mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado terão acesso às notas das provas.

O resultado será divulgado na internet, na Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem.

Os participantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, será divulgada apenas em março, 60 dias depois dos demais participantes.

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará ainda, em data a ser definida, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

O que fazer com as notas?

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa, as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.

 


Inscrições para vestibular da FASVIPA encerram nesta terça-feira (15)

Os interessados em fazer um dos cursos ofertados pela Faculdade São Vicente (FASVIPA), localizada em Pão de Açúcar, devem correr contra o tempo.

É que as inscrições para o vestibular 2019.1 se encerram nesta terça-feira (15), e devido as provas já estarem marcadas para o dia 19, não haverá possibilidade de prorrogação.

Estão sendo ofertados para este vestibular 280 vagas, distribuídas entre os cursos de graduação em Enfermagem (80), Educação Física (50), Pedagogia (100) e Direito (50). É a primeira vez que o curso de direito é ofertado na região sertaneja.

FIES

A FASVIPA aderiu ao Financiamento Estudantil para este ano. O FIES, como é conhecido, é um programa do Governo Federal que financia o curso superior de graduação e o estudante selecionado somente começa a pagar o valor investido pelo programa após formado e com taxas de juros baixíssimas. A adesão foi divulgada nas redes sociais da instituição pelo Diretor Acadêmico, o Prof. Júnior Genuíno.

NOVA EQUIPE GESTORA

A sociedade mantenedora da Faculdade São Vicente vem passando por mudanças em sua equipe gestora. Em outubro assumiu o posto de diretor acadêmico o Prof. Júnior Genuíno, e no início de novembro assumiu a presidência da sociedade o Pe. Thiago Henrique, que até pouco tempo estava fazendo seu mestrado em Roma. Informações obtidas pelo site dão conta que os novos diretores vêm promovendo mudanças importantes, entre elas, a reestruturação do setor jurídico e contábil, alvos de grandes críticas na gestão passada.

As inscrições para o vestibular iniciaram no dia 1º de dezembro, e seguem até o dia 15 de janeiro através do site www.fasvipa.com.br, ao custo de R$ 40,00. As provas serão realizadas no dia 19h a partir das 14h na sede da instituição, localizada na Rua Padre Soares Pinto, 314, no centro de Pão de Açúcar.

O resultado preliminar será divulgado no dia 21.


Projeto de Lei do rateio do Fundeb é enviado para a ALE de Alagoas

O Governador Renan Filho (MDB) encaminhou à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) o Projeto de Lei do rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para os professores do estado. O texto do PL foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (14).

Essa divisão das sobras havia sido anunciada pelo governador pelas redes sociais na última quinta (10). No vídeo, ele disse que o rateio seria da ordem de R$ 31 milhões. O texto do DOE não fala em valores.

O projeto enviado à ALE diz que o rateio será realizado entre os servidores em efetivo exercício no magistério da educação básica, como professores, pessoal da direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.

O texto diz ainda que o rateio será realizado na proporção da jornada de trabalho e do tempo de serviço dos servidores, tendo como base o subsídio do décimo terceiro salário de 2018. Os profissionais que estiverem em processo de aposentadoria, receberão o proporcional ao tempo trabalhado no ano passado.

Aqueles com vínculo temporário receberão o rateio com base na folha do décimo terceiro salário do exercício 2018.

A publicação diz ainda que o rateio e o pagamento tratados pela Lei não se incorporam à remuneração para qualquer efeito.

O Projeto de Lei agora segue para apreciação e votação no plenário da ALE. Ainda não há previsão para que isso ocorra.


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2019 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey