Curso à distância será obrigatório para condutores infratores e renovação de CNH

| Redação Rádio Sampaio


Formato privilegia o ensino por meio do ambiente virtual de aprendizagem

Flexibilidade. É o que caracteriza o novo método de ensino que será aplicado pelos Centros de Formação de Condutores em Alagoas. Profissionais que trabalham no setor de entrega de cargas por meio de motos ou motoristas infratores que precisam passar por uma reciclagem deverão fazer as aulas teóricas na modalidade de Ensino à Distância (EAD). O mesmo vale para aqueles que buscam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para capacitar os profissionais que formam condutores, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SINDCFC-AL), realiza neste sábado (03), no Hotel Maceió Atlantic Suítes, a partir das 8h30, um treinamento para esclarecer como será a integração do sistema de ensino com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

Este formato privilegia o ensino por meio do ambiente virtual de aprendizagem, espaço em que o aluno pode acessar o conteúdo do curso a qualquer momento pela internet. O curso teórico on-line, de 30 horas/aula, abrange as disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Relacionamento Interpessoal. Por meio do SINDCFC, Alagoas vai se adequar à resolução 410/2012, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Desta maneira, as autoescolas estarão autorizadas a ofertar aulas teóricas em EAD para motociclistas e motofretistas – os chamados motoboys -, além de para renovação e reciclagem à distância, envolvendo os condutores infratores que atingiram ou ultrapassaram 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A regulamentação no estado foi uma parceria entre SINDCFC-AL e Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, por meio da portaria 1057/16, publicada no Diário Oficial do Estado em junho deste ano. Conforme a nova metodologia de ensino, o aluno deverá se dirigir a um CFC para realizar a matrícula, quando sua digital será capturada através de biometria.

Ao finalizar as 30 horas de aula, o aluno estará apto a realizar o exame teórico no Detran/AL, mediante validação biométrica. O curso à distância de reciclagem para condutores infratores que tiveram a CNH suspensa, e para os profissionais que atuam no transporte de passageiros e entrega de mercadorias, foca a educação de trânsito, a fim de se evitar acidentes.

De acordo com a portaria, o condutor deve cumprir o prazo de suspensão para, somente em seguida, submeter-se ao curso de reciclagem e, posteriormente, realizar a prova teórica.

 

GazetaWeb*

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: