Circuito Universitário de Cinema começa na quarta em Maceió

Circuito Universitário de Cinema vai exibir filmes gratuitamente em Maceió, AL — Foto: Divulgação - Circuito Universitário de Cinema
Circuito Universitário de Cinema vai exibir filmes gratuitamente em Maceió, AL — Foto: Divulgação – Circuito Universitário de Cinema

O projeto Cinema em Movimento – Circuito Universitário vai exibir filmes gratuitamente em novembro e dezembro em universidades e salas de aulas do ensino médio de todo o Brasil. Em Maceió, a primeira sessão vai ser na quarta-feira (6), às 10h, na Uninassau, no bairro da Ponta Verde. Todas as sessões serão seguidas de debate. Ao todo, serão 6 sessões na capital alagoana.

Em Alagoas, a agente mobilizadora da mostra é a estudante de Relações Públicas Andressa Rodrigues, 23 anos. Ela explicou que para assistir aos filmes, não é preciso se inscrever antes, basta chegar no local de exibição e assinar a lista de presensa com nome e email para que o projeto possa enviar certificado.

Confira a programação em Maceió:

Local: Uninassau, na Ponta Verde

6 de novembro (quarta) – 10h – filme O silênico dos homens

6 de novembro (quarta) – 19h- filme Repense o elogio

7 de novembro (quinta) – 10h – Lute como uma menina

Local: Escola Técnica de Artes da UFAL (ETA)

27 de novembro (quarta) – 17h – filme Repense o elogio

28 de novembro (quinta) – 17h – filme O silêncio dos homens

29 de novembro (sexta) – 17h – filme Lute como uma menina

Sinopses dos filmes:

Lute como uma menina (Documentário, 76 minutos, Livre, 2016)

O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi às ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da polícia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional e o poder popular.

Repense o Elogio (Documentário, 48 minutos, Livre, 2017)

O filme propõe uma conversa sobre a maneira que as crianças são elogiadas. Enquanto meninas muitas vezes são elogiadas apenas por sua aparência, meninos podem receber elogios ressaltando suas habilidades. Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura que trouxe um desequilíbrio na forma de elogiar nossos meninos e meninas.

O Silêncio dos Homens (Documentário, 60 minutos, Livre, 2019)

O filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de informações Sociais (CiS) da USP.

*  Com G1


Deixe uma resposta