Foto: Ilustração

Alagoas registrou o maior aumento no número de divórcios em relação aos outros estados do Nordeste, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado registou um crescimento de 32,2% e ocupa a 4ª posição em todo o Brasil.

Em 2021 Alagoas registrou 5.453 divórcios, já em 2022 foram registrados 7.207 divórcios. O estado apresenta um aumento bem maior que a média nacional, que foi de 8,6%. Alagoas só fica atrás do Mato Grosso do Sul (42,58%), Amapá (40,74%) e do Acre (37,68%).

Os Alagoanos também estão se casando menos, foram registrados apenas 13.046 casamentos em 2022, uma queda de 6,1% em relação ao ano anterior.

Fabiana Justus- Instagram/Reprodução

 

Fabiana Justus se emocionou ao contar, na quarta-feira (27/3), que passou por um transplante de medula óssea. Em acompanhamento de uma leucemia, a influenciadora, filha de Roberto Justus, usou o Instagram para agradecer ao doador anônimo e detalhar os próximos passos do procedimento.

“Querido doador, ainda não podemos nos conhecer e nem saber quem somos… Mas eu já te considero tanto! Você doou sua medula sem saber para quem, sem pedir nada em troca. Ahh, se todos no mundo fossem assim… Você só soube que sou adulta e que precisava com urgência. E você não hesitou. Foi lá, fez os exames necessários e doou. E com isso você está me dando minha segunda chance! Você está me possibilitando minha vida de volta”, declarou ela.
Em seguida, ela continuou falando sobre a emoção: “Estou escrevendo como se você estivesse lendo, porque me dá uma sensação boa poder agradecer. Enquanto não posso escrever de verdade pra você, escrevo aqui na minha imaginação. E enquanto não posso lhe agradecer pessoalmente, agradeço a Deus! Deus maravilhoso que me deu tantas bênçãos na vida e hoje me deu mais essa. Um doador 100% compatível comigo… Meu ‘gêmeo’ de medula!”, afirmou, antes de completar:

“Desde o dia que soube que encontraram, eu só agradeço. E seguirei eternamente grata. Ainda temos um caminho pela frente… Precisamos aguardar a ‘pega’ da medula para poder ter alta do hospital. Depois, continuar me cuidando e isolada por um tempo, fazendo bastante acompanhamento”, contou.
No fim, Fabiana Justus festejou: “Mas tenho que comemorar as vitórias e a de hoje foi gigante!!! 27/03 – dia que recebi minha nova medula! Agora, peço a vocês, por favor, muita energia na nossa corrente maravilhosa de amor para que a medula pegue e dê tudo certo!

Raul Gil- Foto: SBT/Divulgação

Aos 86 anos, o apresentador Raul Gil já pensa em sua aposentadoria, que está mais perto do que se espera. De acordo com a coluna Telinha, do jornal Extra, o veterano anunciou que pretende deixar a televisão até o fim deste ano.

Em participação no Domingão com Huck, da TV Globo, onde será homenageado na edição deste domingo (31/3), Raul Gil esclareceu seu desejo de se aposentar até o fim do ano.

“Eu me aposento em 2024. A não ser que não me deixem. Mas quero me aposentar este ano”, disse Raul no dominical da Globo.

Sobre o Programa Raul Gil, do SBT, o apresentador esclareceu que o quadro deve seguir na programação da emissora de Silvio Santos até dezembro.

Alexandre Correa e Ana Hickmann são pais de Alezinho, de 10 anos — Foto: Reprodução/Instagram

O caso de Justiça envolvendo Ana Hickmann e Alexandre Correa ganhou atualizações na quarta-feira (27). Depois que a apresentadora entrou com um processo para proibir o ex-marido de publicar conteúdos relacionados a ela, a juíza responsável pelo caso, Andrea Ribeiro Borges, também determinou que ambos os pais não devem mais compartilhar imagens de Alezinho filho de 10 anos do ex-casal.

O tribunal reconheceu a necessidade de proteger a vítima e seu filho, e decidiu que tanto Alexandre quanto Ana devem se abster de publicar informações injuriosas, caluniosas ou difamatórias sobre o outro em redes sociais - além de não poderem utilizar a imagem do herdeiro.

Já sobre o pedido de Alexandre para que Ana se responsabilize pelos gastos do atual imóvel onde ele mora em São Paulo, a juíza se absteve de decidir sobre o pedido.

Foto: Divulgação

O tempo médio de espera para passar pela perícia médica necessária para receber benefícios do INSS é quase cinco vezes maior na região Nordeste do que no estado do Rio de Janeiro. Os dados constam de uma resposta enviada pelo Ministério da Previdência Social à Câmara dos Deputados.

A perícia médica é uma etapa para a concessão de benefícios como o por incapacidade tmeporário (o antigo auxílio-doença) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O questionamento feito ao ministério era sobre a promessa feita no começo do governo pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, de zerar a fila do INSS até o fim de 2023. Em janeiro deste ano, o ministro disse que a fila "nunca vai acabar" e prometeu reduzir o prazo de espera médio para recebimento dos benefícios para 30 dias.

De acordo com o ministério, o tempo médio de espera pela perícia médica caiu em todas as unidades regionais da Previdência Social entre agosto de 2023 e fevereiro deste ano com medidas adotadas pela pasta, como o pagamento de bônus para peritos e a adoção do Atestmed, modalidade em que a análise é documental, sem passar por perícia médica.

"O objetivo de reduzir a fila de atendimento de demandas do público que é atendido pelo INSS e pela Perícia Médica Federal é uma tarefa complexa, que demanda um conjunto de medidas e ações integradas e estruturantes, visando a aumentar a capacidade de análise dos requerimentos de benefícios", disse a Previdência.

Mesmo com a redução no prazo, entretanto, o período que uma pessoa precisa aguardar pela perícia médica em algumas regiões ainda ultrapassa 45 dias -- tempo que a própria pasta cita que deve ser utilizado como “parâmetro temporal para avaliar a qualidade do atendimento da Previdência”.

Enquanto no Rio de Janeiro, a espera caiu pela metade (49,6%) entre agosto e fevereiro, passando de 38 para 19 dias, no Nordeste, a redução na espera foi menor (32,3%) e o prazo ainda era de 94 dias em fevereiro, o maior entre as regiões mencionadas pela Previdência no documento.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a espera média é de 84 dias, 19,9% a menos do que os 105 registrados em fevereiro de 2023 e mais de duas vezes a espera média em qualquer estado da região Sudeste e da região Sul.

O estoque de perícias pendentes também caiu cerca de 27% no período entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024, mas ainda há uma fila de 842.882 pessoas aguardando a realização dos exames ou análise dos atestados.

Para Gisele Kravchychyn, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o problema está na estrutura de atendimentos.

Segundo ela, as maiores dificuldades do INSS para alcançar o prazo de 45 dias são “o limitado número de peritos, o fato de algumas agências estarem sem peritos há muitos anos, e o volume grande de perícias pendentes de realização, em especial no Norte e Nordeste do país”.

Questionado sobre o tempo de espera no Nordeste, o ministério respondeu que existem 400 mil perícias agendadas na região e 640 peritos atuando nos nove estados e afirmou que espera que as mudanças feitas no atendimento aceleram a redução na espera.

"Essa queda se mantém progressivamente e acelerará nos próximos meses, já que por meio dos atendimentos por telemedicina estamos utilizando mão de obra de outros estados, como Sul e Sudeste, para atendimentos no Nordeste", diz a Previdência.

Para a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, as soluções apresentadas pelo governo podem abrir margem para o aumento de fraudes.

“Ocorre que, ao tentar tornar mais “virtual e tecnológica” a avaliação sobre a procedência dos requerimentos previdenciários, o Ministro da Previdência Social acaba abrindo as portas para o cometimento de fraudes e para a concessão indevida de benefícios em patamares absurdamente elevados”, segundo nota da associação divulgada nesta semana.

Na avaliação do IBDP, essa ferramenta pode ser interessante em locais em que há falta de peritos, mas por ser uma ferramenta “ainda em desenvolvimento”, o INSS precisa ter “cuidado com o formato para que não haja prejuízo a quem for atendido”.

Daniel Alves cumpre apresentação ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha pela primeira vez após ser solto em liberdade provisória — Foto: REUTERS/Nacho Doce

Três dias depois de sair da prisão Daniel Alves se apresentou pela primeira vez ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, nesta quinta-feira. A medida é uma das que o jogador brasileiro, de 40 anos, precisa cumprir para continuar fora da cadeia, enquanto os recursos são analisados pela Justiça espanhola.

Condenado a quatro anos e meio por estupro, em Barcelona, Daniel Alves deixou o Centro Penitenciário Brians 2 na segunda-feira passada, com o pagamento de uma fiança no valor de 1 milhão de euros, de R$ 5 milhões e 400 mil.  Ele passou 14 meses em prisão preventiva.

Daniel Alves foi ao tribunal acompanhado da sua advogada, Inés Guardiola. A Justiça espanhola determinou que o jogador se apresentasse toda sexta, mas o primeiro comparecimento ocorreu nesta quinta devido ao feriado de Sexta-Feira Santa. Dez comparecimentos equivalem a um dia de prisão cumprido, para efeitos de uma sentença condenatória definitiva.

 

Foto: Jeane de Oliveira/Pronatec

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, a medida provisória com a extensão do programa está prevista para ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (28).

Inicialmente, as renegociações acabariam em dezembro, mas tinham sido prorrogadas até 31 de março. O aumento da procura após a unificação do Desenrola com os aplicativos de bancos, do Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem justificou a prorrogação. Desde o início do mês, os débitos do Desenrola também podem ser renegociados nas agências dos Correios.

A prorrogação vale apenas para a Faixa 1 do Desenrola, destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e a dívidas de até R$ 20 mil. As renegociações para essa categoria começaram em outubro.

Ampliação
Desde o início do ano, o governo tem facilitado a adesão do Desenrola. No fim de janeiro, as pessoas com perfil bronze no Portal Gov.br passaram a poder parcelar as dívidas. Antes, quem tinha a conta desse nível, que tem menos segurança, podia apenas quitar o valor negociado à vista. Com a mudança, a proporção de usuários com login nível bronze subiu de 19% para 40% das negociações diárias.

O governo também passou a integrar a plataforma do Desenrola com os sistemas de atendimento de instituições financeiras e de empresas como o Serasa e os Correios. A integração foi possível por causa da Portaria 124 do Ministério da Fazenda, editada em 29 de janeiro, que autorizou parcerias para ampliar o alcance do programa.

Mais de 700 empresas participam do mutirão, entre bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia, concessionárias de água e de energia e securitizadoras. Ao todo, mais de 550 milhões de ofertas estão disponíveis no MegaFeirão, além dos descontos de até 96% do Programa Desenrola.

Desde 15 de fevereiro, o Desenrola Brasil passou a ser acessado também por meio do site da Serasa Limpa Nome. Com a integração entre as plataformas, os usuários logados na plataforma da Serasa já conseguem ser redirecionados para o www.desenrola.gov.br, onde é possível consultar as dívidas e fazer os pagamentos nas condições do programa, também sem a necessidade de um outro login.

Segundo os números mais recentes do Ministério da Fazenda, o Desenrola Brasil beneficiou cerca de 14 milhões de pessoas, que renegociaram R$ 50 bilhões em dívidas, nas Faixas 1 e 2. Os descontos médios na plataforma do programa estão em 83%, alguns casos chegando a 96%, com pagamento à vista ou parcelado sem entrada, e com até 60 meses para pagar.

Em vigor entre julho e dezembro do ano passado, a Faixa 2 permitiu a renegociação de dívidas de qualquer valor com bancos e demais instituições financeiras por quem ganha até R$ 20 mil. Diferentemente da Faixa 1, as renegociações não eram pedidas pela plataforma do Desenrola, mas pelos canais de atendimento dos bancos.

Foto: Ilustração

A Casal informou à Águas do Sertão que, em virtude de um vazamento na adutora em Igaci, o abastecimento foi interrompido para os povoados Novo Rio, Lagoa do Félix, Palanqueta, Coité das Pinhas, Caraibinhas, Jacaré e Lagoa dos Basílios.

A previsão de conclusão dos trabalhos é para o final da tarde desta quinta-feira (28) e a Águas do Sertão aguarda a retomada plena da produção da Casal para normalizar gradativamente o abastecimento nas horas seguintes.

Os clientes que necessitarem de informações adicionais podem entrar em contato diretamente com a equipe de atendimento da Águas do Sertão no 0800 000 2122 (com chamada de voz e WhatsApp), pelo novo aplicativo da concessionária, disponível para Android e IOS, ou pelo site www.aguasdosertao.com.

Foto: Ilustração

O Governo Federal divulgou o cronograma da edição 2024 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam no dia 29 de abril, mas, antes disso, os participantes que faltaram às provas em 2023 precisarão justificar sua ausência no exame. Esse procedimento pode ser feito até 05 de abril, e é obrigatório caso o estudante queira participar da edição de 2024 sem pagar nada.

Desse modo, aquele que não realizar a justificativa da edição anterior (2023) ou tiver ela reprovada, deverá pagar uma taxa no valor de R$ 40,00 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como justificar a ausência no Encceja 2023

A justificativa deve ser feita pelo site oficial do Encceja (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).

Ao entrar no site, o candidato deve informar seu CPF e senha, e procurar pela opção “justificar ausência”. Assim sendo, é só preencher um formulário explicando o motivo pelo qual não realizou a prova. No entanto, não basta apenas explicar, é necessário também apresentar algum documento que comprove a ausência. Algumas justificativas que serão aceitas são:

Após enviar a justificativa, é importante acompanhar o status da solicitação no sistema. O Inep ficará com a missão de analisar e notificar se a justificativa e os documentos enviados foram aceitos ou não. O resultado está previsto para o dia 15 de abril.

O Encceja

Criado em 2002 pelo Governo Federal, o Encceja é destinado aos jovens e adultos que interromperam os estudos e buscam retomar a escolaridade por meio da certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Em todo o Brasil, mais de um milhão de brasileiros participaram das provas em 2023.

Em Alagoas, 10.832 se inscreveram para o exame no ano passado, sendo 8.874 para nível médio e 1.958 para o fundamental.

 

*Com Ascom Seduc

Imagem: ilustração/Ascom PC/AL

A Polícia Civil, por meio do Distrito Policial de Paulo Jacinto e da Delegacia Regional de Viçosa, sob o comando do delegado Fernando Lustosa, prendeu na quarta-feira (27), dois homens acusados do crime de violência doméstica e familiar contra a mulher. Eles agrediram suas ex-companheiras. Após um trabalho de investigação, as equipes policiais conseguiram localizar e prender os acusados, de 32 e 52 anos, nas cidades de Paulo Jacinto e Cajueiro.

Os policiais civis deram cumprimento aos mandados de prisões expedidos pelas Varas do Único Ofício das Comarcas de Quebrangulo e Viçosa.

"A ação teve caráter repressivo na medida em que garante a execução da ordem judicial e da lei, restringindo a liberdade dos autores do crime, e educativo ao demonstrar para a sociedade e aos agressores que a violência praticada no seio familiar constitui crime e que as vítimas têm órgãos de defesa e que a Polícia Civil reprime essa violência", disse o delegado Fernando Lustosa.

A Polícia Civil continua atuando firme no combate à violência contra a mulher, dando cumprimento aos mandados de prisões, apreensões, expedição de medidas protetivas de urgência e ações educativas de prevenção.

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram