Carteira de Trabalho Digital já pode ser utilizada em Alagoas

Carteira de trabalho digital — Foto: Divulgação

Os alagoanos já podem ter acesso à Carteira de Trabalho Digital. A versão on-line do documento pode substituir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), mas não serve como documento de identificação.

Para ter acesso ao novo serviço, é preciso entrar no site do Ministério do Trabalho e Emprego para fazer um cadastro e depois baixar o aplicativo CTPS Digital (disponível para iOS e Android). Após o login, será possível ter em mãos dados de qualificação civil e informações da vida laboral, sem necessidade de apresentação do documento físico.

“Alguns serviços já são totalmente digitais hoje em dia. Com os avanços tecnológicos, não é mais sustentável investir um recurso significativo para a impressão de documentos que podem ser passados para o digital. Para o cidadão, os ganhos também são muitos, já que a nova versão da CTPS é mais acessível, segura, econômica e ágil”, explica o superintendente Regional do Trabalho em Alagoas, Victor Cavalcante.

Para o secretário do Trabalho e Emprego de Alagoas, Arthur Albuquerque, além de trazer mais economia e celeridade para os alagoanos, também aumenta a praticidade na relação do empregado com a empresa.

“A versão digital da Carteira de Trabalho vem para facilitar todo o processo de formalização dos trabalhadores alagoanos, o que dialoga muito com o que o Governo de Alagoas já vem fazendo na área. Temos atuado bastante em prol da simplificação na prestação dos serviços relacionados ao ambiente de negócios e o intuito é que o os cidadãos tenham pela frente um caminho cada vez mais simplificado, ágil e transparente nesse contexto”, afirma o secretário.

*  Com G1


Deixe uma resposta