Campanha de Cirurgias Eletivas será iniciada em Palmeira

| Redação Rádio Sampaio


Kátia Born, Secretária Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios (Foto: Cayo César/ Rádio SAMPAIO)

Kelly Marques

A Campanha de Cirurgias Eletivas da Secretaria Municipal de Saúde já é uma realidade para o município. Um ganho que trará maior comodidade para os usuários que estão numa lista reprimida do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmeira. A secretária Kátia Born, por meio do setor de Controle e Avaliação, avisa que tudo já está nos ajustes finais. A campanha, de cunho federal e em parceria com estados e municípios, é regularizada através da Portaria nº 1.118 de 11 de Julho de 2017, que define a estratégia de aumento do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do SUS para o exercício de 2017.

“Muitos usuários já estão aguardando pela realização de procedimentos já há algum tempo, e essa campanha irá otimizar essa lista de espera. A comodidade em realizar esses procedimentos aqui em Palmeira é um grande diferencial, pois o paciente palmeirense não precisará se deslocar para outros municípios, como Maceió ou Arapiraca”, salienta Eneida Cavalcante, diretora do Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, em Palmeira dos Índios.

A Secretaria informa, ainda, que as pessoas que compõem essa lista reprimida serão contatadas pela equipe da unidade para realizar a marcação dos procedimentos que eles já esperam. “A prioridade agora são essas pessoas que estão aguardando. Vamos acabar com essa lista e dar espaço a outra pessoas que precisam de algum procedimento”, salienta a titular da pasta, Kátia Born.

As cirurgias realizadas em Palmeira dos Índios serão as seguintes: apendicectomia; esfincterotomia interna e tratamento de fissura anal; fistulectomia/ fistulectomia anal; hemorroidectomia; colecistectomia; hernioplastia epigástrica; hernioplastia incisional; hernioplastia inguinal (bilateral); hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia umbilical; laparotomia exploratória; uretrotomia interna; prostatectomia suprapública; ressecção endoscópica de próstata; tratamento cirúrgico de hidrocele; postectomia; histerectomia (por via vaginal); histerectomia com anexectomia (uni/bilateral); histerectomia total; ooforectomia/ooforoplastia; colpoperineoplastia anterior e posterior; exérese de glândula de bartholin/skene; tratamento cirúrgico de varizes (bilateral); tratamento cirúrgico de varizes (unilateral); tratamento cirúrgico de pterígio; facoemulsificação/implante de lente intraocular dobrável e exérese de calázio e outras pequenas lesões da pálpebra e supercílios.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: