Alistamento militar pode ser feito pela internet

| Redação Rádio Sampaio


Apresentação de documentos, contudo, deve ser feita presencialmente. Homens que completam 18 anos em 2017 precisam se alistar

Começou na segunda-feira (2) o período de alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino e que completam 18 anos neste ano. O alistamento para moradores de Alagoas e outros 19 estados pode ser feito tanto presencialmente como pela internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br .

Caso prefira ir presencialmente, a Junta de Serviço Militar mais próxima pode ser consultada por este link. Os rapazes devem realizar o procedimento até 30 de junho. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do país para tal.

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar a data de retorno à Junta, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

Como o alistamento é obrigatório, sem ele o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.

Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: