ALE-AL aprova projeto de lei para tornar vaquejada patrimônio cultural

| Redação Rádio Sampaio


Projeto estava travado na Assembleia Legislativa há mais de um ano.
Após aprovação de deputados, texto segue para sanção do governador.vaquejada-1024x552

Os deputados estaduais de Alagoas aprovaram nesta quarta-feira (23), em 2º turno, o projeto de lei que torna vaquejada Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. Para virar lei, o texto ainda precisa ser sancionado pelo governador Renan Filho (PMDB), que já se posicionou favorável à prática por meio de postagens em seus perfis nas redes sociais.

O projeto é de autoria do deputado estadual Dudu Hollanda (PSD) e vinha se arrastando na Assembleia Legislativa desde 2015, quando foi submetido à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Este ano, diversas ações do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) pediam a suspensão de vaquejadas no estado devido aos riscos à saúde dos animais . Alguma delas foram deferidas liminarmente pela Justiça.

A polêmica para proibir vaquejadas ganhou força em todo o país depois que o Supermo Tribunal Federal (STF) considerou a prática inconstitucional.

Em entrevista ao G1 meses após apresentar a proposta, o deputado defendia que a vaquejada, além de ser uma prática histórica, movimenta a economia local. “Alagoas não tem esse reconhecimento da vaquejada como patrimônio histórico. Existem milhares de praticantes, e ela, a cada ano, se propaga, cresce e se desenvolve, movimenta a economia e gera empregos”.

Representantes de entidades defensoras dos animais, entretanto, são contra o uso de animais nesses tipos de atividades. Eles acreditam que é uma forma de crueldade contra os animais.

Autor da proposta, deputado Dudu Hollanda afirma que cancelamento de vaquejadas em Alagoas significa perda de empregos (Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação)
Autor da proposta, deputado Dudu Hollanda afirma que cancelamento de vaquejadas em Alagoas significa perda de empregos (Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação)
G1/AL

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: