AL é o primeiro estado do NE que apresenta probabilidade de deslizamentos de terra

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true
Militares do Corpo de Bombeiros fizeram buscas pela vítima – Foto: Cortezia

Um estudo inédito do Ibge sobre deslizamentos no país mostrou que Alagoas é o estado que apresentou o maior nível de probabilidade para registro de deslizamentos de terra do Nordeste.

Ainda segundo o estudo, Alagoas apresenta 5,5% de chances de deslizamentos. Já em segundo lugar aparece Sergipe com 4,51%. Piauí, Rio Grande do Nordeste e algumas cidades da Bahia apresentaram possibilidades inferiores às demais regiões.

O estudo leva em consideração seis aspectos: Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Cobertura e uso da terra e Vegetação, Declividade e Pluviosidade. Após analisar os mapas de cada um deles e determinar critérios de importância, chegou-se a um mapa final que demonstra a suscetibilidade de deslizamentos de todo o país, a partir de cinco intervalos de classificação: muito baixa, baixa, média, alta e muito alta suscetibilidade.

Em Alagoas, a última pessoa que morreu devido a um deslizamento de terra foi em dezembro de 2018, no bairro do Bebedouro, em Maceió.

O Nordeste apresentou índice mínimo da pesquisa com 3,8$ e 10,1% de risco de deslizamento. Já o Sudeste do país apresentou maior índice entre as regiões do país, com 23,2% de suscetibilidade a desmoronamentos.

 

*    Com Cada Mnuto


Deixe uma resposta